16 de maio de 2022

Campanha “Maio Amarelo” auxilia na segurança e prevenção no trânsito

Campanha “Maio Amarelo” auxilia na segurança e prevenção no trânsito

Itajaí, 16 de Maio de 2022.

Superintendência do Porto de Itajaí – SPI.

Secretaria Geral de Comunicação Social – SECOM.

Campanha “Maio Amarelo” auxilia na segurança e prevenção no trânsito

Com informativos e abordagem presencial, ações prezam pelo cuidado no terminal portuário de Itajaí

O “Maio Amarelo”, mês conhecido e intitulado pela prevenção no trânsito, está em ritmo acelerado no Porto de Itajaí e Autoridade Portuária (Superintendência).

Organizada pela Coordenação de Meio Ambiente, Segurança do Trabalho e Sustentabilidade (COAMB), a campanha reserva todo o mês para orientar sobre a proteção e prevenção de acidentes no trânsito, voltados para uma melhor segurança de todos os trabalhadores portuários.

Com o Movimento Maio Amarelo decretado mundialmente pela Organização Mundial das Nações Unidas (ONU), em 11 de maio de 2011, foi aderido pelo projeto Porto Saudável na intenção de discutir e difundir o tema da segurança no trânsito, com palestras, informativos e orientações.

O Maio Amarelo, segue ainda as Normas de Segurança do Porto de Itajaí, ao qual estão sendo aplicadas e consequentemente sendo cobradas, principalmente para os que adentram ao terminal portuário, atitudes como: velocidade máxima de 19km/h no terminal, não transitar ou permanecer abaixo de uma carga de contêiner suspensa, bem como permanecer no veículo quando estiver com ele no pátio portuário, entre outras medidas de segurança associadas com o trânsito interno e imediações do porto.

“Devido à importância do Maio Amarelo, buscamos garantir a harmonia no trânsito e a segurança pelas vidas de cada usuário. Estamos mais uma vez dedicando o mês à prevenção e conscientização dos servidores, com palestras por parte da equipe de saúde do Porto e parcerias conjuntas”, esclarece o Superintendente do Porto de Itajaí, Fábio da Veiga.

Tendo a segurança como princípio, há a disseminação de uma série de dicas de prevenção sobre o uso indevido do celular durante o trânsito, do álcool, dos limites de velocidade, manutenção frequente do veículo e direção defensiva, que são passadas presencialmente por panfletos, e por correspondências eletrônicas via e-mail.

"Atrelado diretamente ao projeto Porto Saudável, com a Campanha do Maio Amarelo, abordamos a segurança no trânsito, a fim de deixar os servidores e motoristas informados. Ao longo deste mês, serão realizadas uma série de atividades em conjunto com técnicos do SEST/SENAT, tendo a participação de equipes de saúde do ambulatório, sendo uma das primeiras a dar a largada ao Maio Amarelo", destaca Coordenadora do Meio Ambiente, Segurança do Trabalho e Sustentabilidade (COAMB), Médelin Pitrez dos Santos.

Outras recomendações como o uso obrigatório de EPI’S (equipamento de proteção individual), já são permanentes no recinto portuário, e neste mês será mais intensificada para quem fizer qualquer acesso à área de pátios de contêineres. Práticas sobre o uso adequado do capacete de segurança com jugular, calçados de segurança, coletes refletivos e o uso de máscaras são ainda postos como fundamentais para quem acessa o terminal.

Mais informações:

Fábio da Veiga – Superintendente do Porto de Itajaí.

COAMB/SPI Coordenação de Meio Ambiente, Segurança do Trabalho e Sustentabilidade: (47) 3341-8065

*Texto: Luciano Mesadri Giorgi - Estagiário SECOM/SPI

* Fotos: COAMB/SPI (47) 3341-8095.

Autor: Luciano Sens

Aguarde