20 de abril de 2022

Autoridade Portuária realiza reparos na pavimentação da área pública do Porto de Itajaí.

Autoridade Portuária realiza reparos na pavimentação da área pública do Porto de Itajaí.

Itajaí, 20 de Abril de 2022.

Superintendência do Porto de Itajaí – SPI.

Secretaria Geral de Comunicação Social – SECOM.

 

Autoridade Portuária realiza reparos na pavimentação da área pública do Porto de Itajaí.

Ação é primordial para segurança e acessibilidade aos usuários que adentram ao terminal.

 

A Superintendência do Porto de Itajaí, na condição de Autoridade Portuária, encerrou nesta quarta-feira (20), os reparos da pavimentação asfáltica em diversos pontos da área pública do Porto de Itajaí.

A reconstituição do asfalto teve duração de dois dias, tendo início na tarde de ontem, terça-feira.

Entre as prioridades deste serviço, destaque quanto ao trajeto de passagem dos caminhões, nas praças operacionais. As manutenções foram feitas a serviço da Secretária Municipal de Obras do Município e orientadas pelo setor da Diretoria Geral de Engenharia da Superintendência do Porto de Itajaí.

Para a pavimentação asfáltica, foram usados um montante de 90 toneladas, distribuídas e aplicadas por quatro caminhões, contendo cerca 20 toneladas em cada um dos veículos.

A ação engloba diversas etapas de recuperação asfáltica ao longo do ano, e tem o acompanhamento direto de equipes da Coordenação de Manutenção Portuária e Instalações (COMAN).

“A modificação é necessária pois muitas das vezes as áreas foram afetadas pelo fluxo constante de caminhões, também empilhadeiras, praticamente todos veículos de grande porte, pesados, que passam pela retroárea. Por isso, o asfalto agora está sendo substituído, seguindo questões protocolares e exigências da ANTAQ (Agência Nacional de Transportes Aquaviários)”, explica Jucelino Santos Sora, Diretor Geral de Engenharia da Superintendência do Porto de Itajaí.

Estas restaurações integram uma série de melhorias que a Autoridade Portuária realiza para a segurança e a acessibilidade dos trabalhadores portuários nos percursos da área portuária pública, também presentes e realizadas em anos anteriores, como em 2020, 2021.

A última alteração asfáltica realizada no Porto de Itajaí, aconteceu em 03 de dezembro de 2021, em que foram utilizados para o serviço de pavimentação um montante de 50 toneladas, distribuídos e aplicados por três caminhões contendo 15, 20 e 15 toneladas.

“As reconstruções são executadas de acordo com os pedidos dos trabalhadores portuários, caminhoneiros e operadores portuários, e tem a intenção de reconstituir o solo e trazer uma melhor segurança durante as operações dos caminhões e demais servidores na área portuária pública”, conclui Fábio da Veiga, Superintendente do Porto de Itajaí.

Mais informações:

* Fábio da Veiga – Superintendente do Porto de Itajaí.

* Jucelino dos Santos Sora – Diretor Geral de Engenharia.

* Texto: Luciano Mesadri Giorgi - Estagiário SECOM/SPI (47) 3341-8067.

* Fotos: Marcello Alessandro Petrelli: Coordenação de Manutenção Portuária e Instalações (COMAN)

Autor: Luciano Sens

Aguarde