12 de abril de 2022

Município de Itajaí defende manutenção da autoridade portuária municipal em audiência pública

Município de Itajaí defende manutenção da autoridade portuária municipal em audiência pública

Itajaí, 12 de abril de 2022.

Superintendência do Porto de Itajaí – SPI.

Secretaria Geral de Comunicação Social – SECOM.

COM O APOIO DA SECOM/PMI.

Município de Itajaí defende manutenção da autoridade portuária municipal em audiência pública

Documento enviado à Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) solicitou a prorrogação do convênio de delegação

O Município de Itajaí reforçou mais uma vez a importância da manutenção da autoridade portuária pública municipal no Complexo Portuário de Itajaí. Um documento foi apresentado de forma oficial à Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) para a prorrogação por 35 anos do convênio de delegação ao município. A proposição foi reafirmada na audiência pública realizada em modalidade híbrida na tarde desta quinta-feira (07).

A audiência apresentou a proposta do Governo Federal e contou com as apreciações e contribuições de entidades de classes, órgãos federados e autoridades. Em sua fala o prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni, reiterou a complexidade do Porto de Itajaí em sua relação com os terminais privados e demais atividades econômicas do rio Itajaí-Açu.

“O Município de Itajaí é o maior interessado no sucesso do nosso porto, principal fonte do desenvolvimento econômico e social da cidade. Não somos contra a privatização das atividades, realidade que já existe. Queremos que o novo processo de arrendamento propicie os R$ 2,8 bilhões em investimentos, sem interferir na autoridade portuária”, destacou o prefeito Morastoni. “Essa solução respeita a relação entre o Porto e a cidade. Está em plena sintonia com a competência municipal em prol do desenvolvimento equilibrado e sustentável de Itajaí e com resultados positivos”, evidenciou o prefeito.

O ofício assinado pelo prefeito Volnei Morastoni (disponível no final desta matéria) sustenta a missão de autoridade portuária pública local da Superintendência do Porto de Itajaí até 2048. O órgão manteria seu trabalho de zelar pelos serviços públicos e garantir as operações com qualidade aos usuários. A sustentação do argumento técnico é a comprovada experiência na função e no cumprimento dos padrões atualizados de Governança, Gestão, Transparência e Modernização. Dessa forma, fica sob responsabilidade da empresa privada assumir a realização das atividades de exploração econômica no porto e operações portuárias, assim como é desempenhado pela APM Terminals.

No encerramento de sua fala, o prefeito de Itajaí destacou a preocupação com o futuro da cidade. “Nesse processo, estaremos decidindo os próximos 70 anos do Porto de Itajaí. Quase um século e o que queremos é o melhor para Itajaí e para o Brasil”, finalizou Volnei Morastoni.

O cronograma apresentado pelo Governo Federal na audiência prevê que o edital seja publicado em setembro deste ano e que o leilão seja marcado ainda para dezembro de 2022.

Mais informações:

Fábio da Veiga – Superintendente do Porto de Itajaí (47) 3341-8067

*Texto e Fotos: SECOM/PMI.

(47) 3341-6008

Segue abaixo link oficial da matéria:

https://itajai.sc.gov.br/noticia/28375/municipio-de-itajai-defende-manutencao-da-autoridade-portuaria-municipal-em-audiencia-publica#.YlW3D8jMKUl

Autor: Luciano Sens

Aguarde