15 de março de 2022

Cruzeiro Costa Diadema atraca no Porto de Itajaí

Cruzeiro Costa Diadema atraca no Porto de Itajaí

Itajaí, 15 de Março de 2022.

Superintendência do Porto de Itajaí – SPI.

Secretaria Geral de Comunicação Social – SECOM.

Cruzeiro Costa Diadema atraca no Porto de Itajaí

Embarcação com turistas a bordo dá sequência à temporada interrompida no mês de janeiro.

Nesta terça-feira (15), o Porto de Itajaí recebeu na sua área portuária arrendada (berço 02/APM Terminals), a primeira escala do navio Cruzeiro Costa Diadema.

O navio conta com mais de 500 passageiros a bordo, e, terão à disposição, uma frota de ônibus que irá realocar os passageiros para o check-in no Centreventos.

Para esta ação, todos os passageiros que tem escala de desembarque em Itajaí, foram orientados pelo setor de Inspeção de Segurança da Área Primária e Retro Áreas, da Coordenadoria Geral de Sistemas de Segurança Portuária (COSEG), oferecidos pela Superintendência do Porto de Itajaí (Autoridade Portuária).

A atracação dá sequência às escalas desta temporada de Cruzeiros, interrompida em janeiro pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Sua atracação está prevista para ocorrer ainda nesta terça, por volta de 18:00 horas.

O município retoma, agora, com novas escalas entre os dias 15 e 29 de março e 5 e 12 de abril. No entanto, a embarcação do Costa Diadema, ocorrida nesta manhã no Porto de Itajaí, seguiu todas as regras e protocolos de contenção à Covid-19. 

“É com imensa satisfação e alegria que o porto de Itajaí volta a receber em nossos berços (cais público e arrendado), atracações de navios de Cruzeiros de Turismo, nesta atual temporada. O Porto de Itajaí está pronto para receber a embarcação Costa Diadema, com uma escolta devidamente orientada e preparada, a fim de oferecer segurança de navegação desde sua entrada no canal de acesso, e principalmente conforto e qualidade nos serviços essenciais para os passageiros. Estamos todos dedicados em receber novamente estas escalas da atual temporada”, esclarece o Superintendente do Porto de Itajaí, Fábio da Veiga.

A última atracação ocorreu em oito de janeiro, e foi realizado pelo cruzeiro Costa Fascinosa. O desembarque de 293 passageiros antecedeu a medida de prevenção que havia sido estabelecida pela Associação Brasileira de Navios e Cruzeiros (Clia Brasil), e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Após o alerta geral, a temporada foi interrompida no mesmo mês.

“O município de Itajaí, junto à Autoridade Portuária, retorna neste mês de março com as escalas dos cruzeiros. Seguindo os protocolos de contenção da covid-19, as embarcações estarão aptas a ocupar nosso porto como rota de passagem de navegação turística, pois a presença de turistas, oriundos de diversas regiões do país e até do exterior, terão o privilégio de conhecer um pouco mais da nossa cidade, e região, movimentando cada vez mais nossa economia local, durante suas atracações”, destacou o Prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni.

O Costa Diadema é um transatlântico que possui 306 metros de comprimento e mais de 700 cabines para acomodação de passageiros. Contém 11 bares, 11 piscinas e hidromassagens, oito restaurantes entre outras atrações.

De acordo com o setor de operações da Superintendência do Porto de Itajaí, as próximas escalas ocorrerão em 22 e 29 de março, e, em abril, as datas são 05, 08 e 12. Além de Itajaí, os passageiros do Costa Diadema farão escalas em Santos, Rio de Janeiro e Búzios.

Mais informações:

Fábio da Veiga – Superintendente do Porto de Itajaí.

*Texto: Luciano Mesadri Giorgi - Estagiário SECOM/SPI (47) 3341-8095

* Fotos: Luciano Sens - Sec. Geral de Comunicação Social – SECOM/SPI e Diogo Henrique Schmitt – Inspetor de Segurança Portuária – COSEG/SPI.

Autor: Luciano Sens

Aguarde