25 de fevereiro de 2022

Encerradas as atividades da Semana de Autocuidado de Verão no Porto de Itajaí

Encerradas as atividades da Semana de Autocuidado de Verão no Porto de Itajaí

Itajaí, 25 de Fevereiro de 2022.

Superintendência do Porto de Itajaí – SPI.

Secretaria Geral de Comunicação Social – SECOM.

Encerradas as atividades da Semana de Autocuidado de Verão no Porto de Itajaí

Equipe de saúde aponta recepção positiva dos trabalhadores

Nesta sexta-feira (25), termina a Semana do Autocuidado no Verão. A proposta foi levar informações aos trabalhadores portuários e demais servidores do Porto de Itajaí sobre o autocuidado com raios UVA e UVB, a alimentação saudável, o uso adequado do protetor e os efeitos negativos da radiação solar.

A ação pertence ao programa Porto Saudável, realizado pela Coordenação do Meio Ambiente, Saúde e Trabalho (COAMB), e pautado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), e nos Objetivos do Milênio. O programa segue em atendimento ao ODS 3, de Saúde e Qualidade de Vida.

“A semana é uma programação voltada para o autocuidado, e na oportunidade abordamos a estação do verão. Trouxemos assuntos relacionados aos raios ultravioleta, aos mecanismos naturais de proteção, a importância da utilização do protetor solar e a reposição deste produto na nossa pele”, destaca Marta Machado Alves, da Equipe de Saúde do Porto de Itajaí.

O serviço interno e externo no Porto de Itajaí ocorreu em diversos turnos.  Por conta dos pátios portuários, a área é aberta e exposta ao clima ensolarado. Por isso, o contato direito com o sol é um dos motivos de alerta, uma vez que expõe o trabalhador em contato constante com os raios solares, podendo acarretar em problemas de saúde, caso não siga recomendações adequadas de proteção.

“Nós reservamos essa semana do mês de fevereiro porque é nesse período que todos nós somos expostos a essa temperatura. A grande maioria dos colaboradores ficam expostos a essa radiação, na área portuária. Por isso, a gente viu que a grande maioria precisa ter o conhecimento com relação ao autocuidado no verão”, esclarece Marta.

A Equipe de Saúde do Porto de Itajaí conta que recebeu respostas muito precisas: “Até o momento, todos os colaboradores de forma espontânea procuraram a equipe e os feedbacks foram muito positivos. Falaram que conseguiram absorver muito do conhecimento que estavam passando a eles e que foi possível notar um número maior de participação também. Um feedback positivo, também, foi com relação aos materiais visuais, banners, cards, (...) elogiaram bastante”, aponta.

A ação ocorreu nos setores da Superintendência do Porto de Itajaí e Área Portuária. A explicação foi feita por meio de standarts onde a equipe explanou, utilizando-se de recursos visuais, quais são as melhores formas de se cuidar no verão, protegendo-se de possíveis ações nocivas que estes raios podem trazer para a nossa pele.

“O potencial do porto está na área portuária. Essa área, no entanto, é coberta com a iluminação solar, tendo a iluminação dos postes no período noturno. Por isso, é mais do que recomendado que haja informações com relação ao uso adequado do protetor solar, e demais cuidados, sendo promovido aos trabalhadores portuários”, relata o Superintendente do Porto de Itajaí, Fábio da Veiga.

Mais informações:

Fábio da Veiga – Superintendente do Porto de Itajaí.

COAMB/SPI Coordenação de Meio Ambiente, Segurança do Trabalho e Sustentabilidade: (47) 3341-8065

*Texto: Luciano Mesadri Giorgi - Estagiária SECOM/SPI

* Fotos: COAMB/SPI

(47) 3341-8095

Sec. Geral de Comunicação Social – SECOM/SPI.

 

Autor: Luciano Sens

Aguarde