25 de fevereiro de 2022

Porto de Itajaí realiza 1ª reunião da Comissão Local da Autoridade Portuária

Porto de Itajaí realiza 1ª reunião da Comissão Local da Autoridade Portuária

Itajaí, 25 de Fevereiro de 2022.

Superintendência do Porto de Itajaí – SPI.

Secretaria Geral de Comunicação Social – SECOM.

Porto de Itajaí realiza 1ª reunião da Comissão Local da Autoridade Portuária

Comissão foi aberta de forma virtual e criada a pedido da Conaportos

Nesta segunda-feira (20), ocorreu na sede da Superintendência do Porto de Itajaí, a primeira reunião da Comissão Local da Autoridade Portuária de Itajaí, ligada às Comissões Locais de Autoridades nos Portos (CLAPS), que integra a Comissão Nacional das Autoridades nos Portos (Conaportos), e comitês técnicos. A reunião contou com a apresentação geral da Conaportos e a consolidação da CLAP de Itajaí.

O encontro foi realizado pelo Porto de Itajaí, por meio de vídeo conferência e contou com a apresentação geral feita pela Secretaria Nacional de Portos (SNP), que explanou sobre a Conaportos e CLAPS, e solicitou a organização do cronograma anual destinado às futuras reuniões da Comissão Local.

Representando a entidade, estavam presentes o Superintendente do Porto de Itajaí, Fábio da Veiga, a Coordenadora de Engenheira de Meio Ambiente, Médelin Pitrez dos Santos, e o Coordenador de Operações e Inteligência da Fiscalização, Ricardo José Amorim.

A solenidade também contou com a presença de representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Marinha do Brasil e Polícia Federal, bem como membros da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) e Receita Federal.

A Conaportos foi criada em 2021 e possui a competência em promover a integração das atividades entre os órgãos e entidades públicas nos portos, a alterações e aperfeiçoamentos de atos normativos, bem como assegura a eficiência na liberação de bens e produtos que atendem seus requisitos e os da entidade pública envolvida.

Também foi criado, no ano de 2021, três Comitês Técnicos, sendo eles Integração de Sistemas (CTIS), Modernização de Desempenho (CTMD) e Estímulo à Cabotagem (CTEC). Após a criação, foi solicitado às autoridades portuárias, a criação de uma Comissão Local própria para cada um dos portos do Brasil.

Estes comitês são coordenados pelo Departamento da Secretaria Nacional dos Portos e Transportes Aquaviários, contendo suas metas e cronogramas de atividades aprovados pela Conaportos. Com relação às Comissões Locais, a coordenação seria destinada aos representantes da Autoridade Portuária, que irão dispor quanto aos seus regimentos internos, conforme uniformização da comissão nacional.

“A ideia é que os órgãos consigam debate melhor sobre temas, que otimizem a atividade portuária. Com a criação desta comissão, o dialogo será facilitado e irá aproximar os órgãos portuários brasileiros, agilizando trabalhos que antes poderiam demorar mais”, esclarece o Superintendente do Porto de Itajaí, Fábio da Veiga.

Mais informações:

Fábio da Veiga – Superintendente do Porto de Itajaí.

*Texto e Fotos: Luciano Mesadri Giorgi - Estagiário SECOM/SPI

(47) 3341-8095

Sec. Geral de Comunicação Social – SECOM/SPI.

 

Autor: Luciano Sens

Aguarde