Itajaí, 25 de Fevereiro de 2022.
Superintendência do Porto de Itajaí – SPI.
Secretaria Geral de Comunicação Social – SECOM.
Porto de Itajaí realiza 1ª reunião da Comissão Local da Autoridade Portuária
Comissão foi aberta de forma virtual e criada a pedido da Conaportos
Nesta segunda-feira (20), ocorreu na sede da Superintendência do Porto de Itajaí, a primeira reunião da Comissão Local da Autoridade Portuária de Itajaí, ligada às Comissões Locais de Autoridades nos Portos (CLAPS), que integra a Comissão Nacional das Autoridades nos Portos (Conaportos), e comitês técnicos. A reunião contou com a apresentação geral da Conaportos e a consolidação da CLAP de Itajaí.
O encontro foi realizado pelo Porto de Itajaí, por meio de vídeo conferência e contou com a apresentação geral feita pela Secretaria Nacional de Portos (SNP), que explanou sobre a Conaportos e CLAPS, e solicitou a organização do cronograma anual destinado às futuras reuniões da Comissão Local.
Representando a entidade, estavam presentes o Superintendente do Porto de Itajaí, Fábio da Veiga, a Coordenadora de Engenheira de Meio Ambiente, Médelin Pitrez dos Santos, e o Coordenador de Operações e Inteligência da Fiscalização, Ricardo José Amorim.
A solenidade também contou com a presença de representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Marinha do Brasil e Polícia Federal, bem como membros da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) e Receita Federal.
A Conaportos foi criada em 2021 e possui a competência em promover a integração das atividades entre os órgãos e entidades públicas nos portos, a alterações e aperfeiçoamentos de atos normativos, bem como assegura a eficiência na liberação de bens e produtos que atendem seus requisitos e os da entidade pública envolvida.
Também foi criado, no ano de 2021, três Comitês Técnicos, sendo eles Integração de Sistemas (CTIS), Modernização de Desempenho (CTMD) e Estímulo à Cabotagem (CTEC). Após a criação, foi solicitado às autoridades portuárias, a criação de uma Comissão Local própria para cada um dos portos do Brasil.
Estes comitês são coordenados pelo Departamento da Secretaria Nacional dos Portos e Transportes Aquaviários, contendo suas metas e cronogramas de atividades aprovados pela Conaportos. Com relação às Comissões Locais, a coordenação seria destinada aos representantes da Autoridade Portuária, que irão dispor quanto aos seus regimentos internos, conforme uniformização da comissão nacional.
“A ideia é que os órgãos consigam debate melhor sobre temas, que otimizem a atividade portuária. Com a criação desta comissão, o dialogo será facilitado e irá aproximar os órgãos portuários brasileiros, agilizando trabalhos que antes poderiam demorar mais”, esclarece o Superintendente do Porto de Itajaí, Fábio da Veiga.
Mais informações:
Fábio da Veiga – Superintendente do Porto de Itajaí.
*Texto e Fotos: Luciano Mesadri Giorgi - Estagiário SECOM/SPI
(47) 3341-8095
Sec. Geral de Comunicação Social – SECOM/SPI.
Autor: Luciano Sens