24 de janeiro de 2022

Porto de Itajaí realiza substituição de 47 refletores da Área Primária.

Porto de Itajaí realiza substituição de 47 refletores da Área Primária.

Itajaí, 24 de janeiro de 2022.

Superintendência do Porto de Itajaí – SPI.

Secretaria Geral de Comunicação Social – SECOM/SPI.

Porto de Itajaí realiza substituição de 47 refletores da Área Primária.

Substituição dos refletores segue norma NR10.

Aconteceu nos últimos dias, os serviços gerais de manutenção dos refletores localizados na área primária do Porto de Itajaí. Foram substituídos, no total, 47 equipamentos com o objetivo de adequar a iluminação e trazer maior visibilidade para os trabalhadores que atuam em períodos noturnos, onde atuam nas dependências internas da área portuária.

Os serviços gerais de troca dos refletores aconteceram nas áreas públicas do porto e seu acompanhamento foi feito diretamente pelo setor de Diretoria Geral de Engenharia da Superintendência (Autoridade Portuária).

Jucelino dos Santos Sora, Diretor Geral de Engenharia – responsável pelo setor, iniciou o processo de licitação para a compra dos refletores e seu devido início pelos serviços de manutenções nas áreas compreendidas do terminal.

A execução ocorreu por meio dos serviços que a Coordenadoria de Manutenção Portuária e Instalações (COMAN), tem com a empresa Energy City, ao qual presta serviços para a Superintendência do Porto de Itajaí. Equipamento fundamental para a realização destes serviços, um guindaste de aproximadamente 37 toneladas com cesto foi alugado, e, com isso, passando para a próxima etapa, a realização da troca dos equipamentos.

Dessa forma, para garantir a segurança de operadores portuários, os postes e demais iluminações que estavam com resolução menores do que a exigida pela norma NR10, que cobra um mínimo de 50 lux por metro quadrado, foram substituídas.

“Haviam postes que estavam com suas luminárias queimados, e, em suas áreas estavam escuros. Foram então todos revisados e substituídos. Acompanhamos se todos os procedimentos estavam sendo feitos corretamente, se todos os postes estavam funcionando e a segurança do colaborador, principalmente no ato do serviço, estavam operando e usando os EPI’s de forma adequada”, destacou Jucelino.

O Porto de Itajaí é um dos únicos portos do Brasil onde se trabalham 24 horas, distribuídos nos três turnos operacionais. Por isso, mais do que necessário, sua devida manutenção constante de iluminação usada durante o período noturno, a fim de garantir clareza nos procedimentos realizados e saúde de qualidade aos trabalhadores portuários.

“É fundamental a manutenção da iluminação pois ela traz segurança para os operadores portuários, os motoristas, para a guarda portuária, e todo e qualquer trabalhador ou prestador de serviço que esteja atuando na área primária. Ela traz mais conforto visual para quem faz leitura de códigos ou pranchetas, e evita qualquer tipo de acidente por conta da falta de iluminação”, conclui Jucelino Santos dos Sora, Diretor Geral de Engenharia da Superintendência do Porto de Itajaí.

Saiba Mais:

O que é a NR-10?

A NR-10 é uma norma regulamentadora que cuida da proteção dos trabalhadores que lidam com energia elétrica em suas atividades laborais. Esta norma tem como objetivo a prevenção de acidentes e a preservação da vida, da integridade e da segurança. Criada em 1978 pelo Ministério do Trabalho e Emprego, a NR-10 passou por diversas atualizações até ser remodelada em sua última versão em 2004.

Mais informações: 

* Jucelino dos Santos Sora – Diretor Geral de Engenharia.

* Texto: Luciano Mesadri Giorgi - Estagiário SECOM/SPI (47) 3341-8067.

* Fotos: Anderson de Souza – Agente de Autoridade Portuária COMAN/SPI.

Autor: Luciano Sens

Aguarde