21 de janeiro de 2022

Porto de Itajaí recebe segunda maior embarcação da Marinha do Brasil.

Porto de Itajaí recebe segunda maior embarcação da Marinha do Brasil.

Itajaí, 21 de janeiro de 2022.

Superintendência do Porto de Itajaí – SPI.

Secretaria Geral de Comunicação Social - SECOM.

Porto de Itajaí recebe segunda maior embarcação da Marinha do Brasil.

Doca Multipropósito (NDM Bahia) fica na cidade até segunda-feira, 24.

Nesta manhã de sexta-feira, 21, aconteceu uma cerimônia de entrega de medalha alusivo ao evento intitulado “Amigo da Marinha do Brasil”, nas dependências internas do Navio G40 Doca Multipropósito Bahia (NDM).

O Navio NDM Bahia está atracado no berço 04 (cais público) do Porto de Itajaí desde o dia 20, e veio para Itajaí acompanhada da Fragata F LIBERAL da Marinha do Brasil, ao qual está atracada no píer da Delegacia da Capitania dos Portos de Itajaí.

Pertencendo ao serviço das forças armadas na América Latina, o navio G40, Doca Multipropósito (NDM Bahia), é a segunda maior embarcação da Marina do brasil, tem 168 metros de comprimento e 23,5 metros de largura. Trata-se de um navio de assalto anfíbio, e, pode deslocar até 12 mil toneladas, comportando a bordo 224 marinheiros e 450 fuzileiros navais. O principal objetivo é o embarque e desembarque de viaturas militares e de materiais em geral.

Entre as autoridades que participaram da solenidade no Navio G40 Doca Multipropósito Bahia (NDM), estiveram presentes o Comandante de Operações Navais, Marcos Sampaio Olsen, o Chefe de Estado Maior do Comando de Operações Navais, Contra - Almirante Alexander Reis Leite, o Comandante do Quinto Distrito Naval, Almirante Silvio Luiz, o Comandante da Segunda Divisão da Esquadra, André Luiz de Andrade Félix, o Capitão de Mar e Guerra e Comandante do navio NDM Bahia, Charles Wilson Gomes Conti, o Deputado Federal e Coronel Luiz Armando Schreder Reis (agraciado com a medalha Amigo da Marinha do Brasil), a Vice-governadora do Estado de Santa Catarina, Daniela Cristina Reinehr, o Diretor Presidente pelo Consórcio Águas Azuis, Fernando Queiroz, entre outros convidados.

Na oportunidade, representando o Superintendente do Porto de Itajaí, Fábio da Veiga, esteve presente o Diretor-Geral de Engenharia, Jucelino dos Santos Sora, acompanhado do Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Thiago Morastoni, representando no ato da solenidade, o Prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni.

“A relação entre a cidade de Itajaí, a Autoridade Portuária e a Marinha do Brasil são uma relação umbilical. A característica náutica que a cidade tem dentro de todos os seus aspectos econômicos, seja atividade portuária, pesqueira ou de construção naval, está intimamente ligada com o mar e com a Marinha do Brasil. Por isso hoje a gente tem um momento importante recebendo o Comandante de Operações do Marinha do Brasil aqui no município, fortalecendo cada vez mais a nossa relação e parceria, e mantendo sempre as portas abertas da cidade para que a Marinha esteja presente e desenvolva os seus projetos como vem desenvolvendo com a construção das quatro fragatas estabelecendo uma relação fraterna que o município tem com a Marinha do Brasil”, destaca Thiago Morastoni.

O Navio G40 Doca Multipropósito Bahia (NDM) partiu nessa semana do porto de Rio Grande (RS), chegando à Itajaí com os aspirantes do navio G40. A tripulação estará cumprindo até este domingo, uma série de exercícios como: operações com aeronaves, transferência de óleo combustível e água no mar, manobras táticas entre navios, e, ao concluir a rota, tem objetivo de definir a escolha de corpo dos tripulantes. O navio G40 NDM Bahia permanecerá atracado até a próxima segunda-feira, 24, quando seguirá destino a base naval no Rio de Janeiro.

“Está sendo novamente um momento muito gratificante. Digo isso quanto a Marinha escolher, pela segunda vez seguida, o Porto de Itajaí para trazer os aspirantes que vão escolher dentre em breve a opção de corpo. Isso mostra que aqui é um local muito propício para os aspirantes fazerem essas atividades”, ressalta o Delegado da Delegacia da Capitania dos Portos de Itajaí, Capitão de Fragata, Eduardo Rodrigues de Paula.

A ampla escolha é um marco histórico na trajetória dos futuros oficiais da Marinha, que estão a bordo do navio NDM Bahia. Os aspirantes da Escola Naval poderão escolher os Corpos dos Fuzileiros Navais e da Armada. Até então eram direcionados diretamente ao Corpo de Intendentes.

Charles Wilson Gomes Conti, Capitão de Mar e Guerra, e Comandante do Multipropósito NDM Bahia comenta sobre os aspirantes da Escola Naval da embarcação:

“Os alunos (aspirantes) da Escola Naval serão futuros oficiais, e durante o processo de quatro anos, eles precisam realizar a opção de corpo. Há três opções, dentre elas: Corpo da Armada, que serve o navio, Corpo de Fuzileiros Navais, que saí do navio para ir à terra, e Intendente da Marinha, que trabalha com a parte de administração e contabilidade da Marinha do Brasil”, informa.

Assim como nos diversos atendimentos que realiza, a superintendência do Porto de Itajaí, na condição de Autoridade Portuária, prioriza, também, a segurança da navegação desde o canal de acesso até o cais público para a Autoridade Marítima (Marinha).

Para o Diretor-Geral de Engenharia, Jucelino dos Santos Sora, cidade é amiga da Marinha pois estabelece uma parceria de longa data entre Autoridade Portuária e Autoridade Marítima:

“É fundamental essa parceria entre Autoridade Portuária e Autoridade Marítima. A Marinha do Brasil e o Porto de Itajaí, fortalecem estes laços, e, quem ganha com isso, é a sociedade civil organizada como um todo na segurança, no desenvolvimento social e econômico do município de Itajaí. Essa relação Cidade e Porto, que é o coração da cidade, sempre foi muito próxima e assim permanecerá”, esclarece.

Cumprindo os protocolos de prevenção a Covid-19 não haverá visita pública as embarcações.

Mais informações:

* Fábio da Veiga – Superintendente do Porto de Itajaí.

* Texto: Luciano Mesadri Giorgi - Estagiário da SECOM/SPI (47) 3341-8067.

* Fotos: Luciano Sens – Secretário Geral de Comunicação Social.

Autor: Luciano Sens

Aguarde