Itajaí, 21 de janeiro de 2022.
Superintendência do Porto de Itajaí – SPI.
Secretaria Geral de Comunicação Social - SECOM.
Porto de Itajaí recebe segunda maior embarcação da Marinha do Brasil.
Doca Multipropósito (NDM Bahia) fica na cidade até segunda-feira, 24.
Nesta manhã de sexta-feira, 21, aconteceu uma cerimônia de entrega de medalha alusivo ao evento intitulado “Amigo da Marinha do Brasil”, nas dependências internas do Navio G40 Doca Multipropósito Bahia (NDM).
O Navio NDM Bahia está atracado no berço 04 (cais público) do Porto de Itajaí desde o dia 20, e veio para Itajaí acompanhada da Fragata F LIBERAL da Marinha do Brasil, ao qual está atracada no píer da Delegacia da Capitania dos Portos de Itajaí.
Pertencendo ao serviço das forças armadas na América Latina, o navio G40, Doca Multipropósito (NDM Bahia), é a segunda maior embarcação da Marina do brasil, tem 168 metros de comprimento e 23,5 metros de largura. Trata-se de um navio de assalto anfíbio, e, pode deslocar até 12 mil toneladas, comportando a bordo 224 marinheiros e 450 fuzileiros navais. O principal objetivo é o embarque e desembarque de viaturas militares e de materiais em geral.
Entre as autoridades que participaram da solenidade no Navio G40 Doca Multipropósito Bahia (NDM), estiveram presentes o Comandante de Operações Navais, Marcos Sampaio Olsen, o Chefe de Estado Maior do Comando de Operações Navais, Contra - Almirante Alexander Reis Leite, o Comandante do Quinto Distrito Naval, Almirante Silvio Luiz, o Comandante da Segunda Divisão da Esquadra, André Luiz de Andrade Félix, o Capitão de Mar e Guerra e Comandante do navio NDM Bahia, Charles Wilson Gomes Conti, o Deputado Federal e Coronel Luiz Armando Schreder Reis (agraciado com a medalha Amigo da Marinha do Brasil), a Vice-governadora do Estado de Santa Catarina, Daniela Cristina Reinehr, o Diretor Presidente pelo Consórcio Águas Azuis, Fernando Queiroz, entre outros convidados.
Na oportunidade, representando o Superintendente do Porto de Itajaí, Fábio da Veiga, esteve presente o Diretor-Geral de Engenharia, Jucelino dos Santos Sora, acompanhado do Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Thiago Morastoni, representando no ato da solenidade, o Prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni.
“A relação entre a cidade de Itajaí, a Autoridade Portuária e a Marinha do Brasil são uma relação umbilical. A característica náutica que a cidade tem dentro de todos os seus aspectos econômicos, seja atividade portuária, pesqueira ou de construção naval, está intimamente ligada com o mar e com a Marinha do Brasil. Por isso hoje a gente tem um momento importante recebendo o Comandante de Operações do Marinha do Brasil aqui no município, fortalecendo cada vez mais a nossa relação e parceria, e mantendo sempre as portas abertas da cidade para que a Marinha esteja presente e desenvolva os seus projetos como vem desenvolvendo com a construção das quatro fragatas estabelecendo uma relação fraterna que o município tem com a Marinha do Brasil”, destaca Thiago Morastoni.
O Navio G40 Doca Multipropósito Bahia (NDM) partiu nessa semana do porto de Rio Grande (RS), chegando à Itajaí com os aspirantes do navio G40. A tripulação estará cumprindo até este domingo, uma série de exercícios como: operações com aeronaves, transferência de óleo combustível e água no mar, manobras táticas entre navios, e, ao concluir a rota, tem objetivo de definir a escolha de corpo dos tripulantes. O navio G40 NDM Bahia permanecerá atracado até a próxima segunda-feira, 24, quando seguirá destino a base naval no Rio de Janeiro.
“Está sendo novamente um momento muito gratificante. Digo isso quanto a Marinha escolher, pela segunda vez seguida, o Porto de Itajaí para trazer os aspirantes que vão escolher dentre em breve a opção de corpo. Isso mostra que aqui é um local muito propício para os aspirantes fazerem essas atividades”, ressalta o Delegado da Delegacia da Capitania dos Portos de Itajaí, Capitão de Fragata, Eduardo Rodrigues de Paula.
A ampla escolha é um marco histórico na trajetória dos futuros oficiais da Marinha, que estão a bordo do navio NDM Bahia. Os aspirantes da Escola Naval poderão escolher os Corpos dos Fuzileiros Navais e da Armada. Até então eram direcionados diretamente ao Corpo de Intendentes.
Charles Wilson Gomes Conti, Capitão de Mar e Guerra, e Comandante do Multipropósito NDM Bahia comenta sobre os aspirantes da Escola Naval da embarcação:
“Os alunos (aspirantes) da Escola Naval serão futuros oficiais, e durante o processo de quatro anos, eles precisam realizar a opção de corpo. Há três opções, dentre elas: Corpo da Armada, que serve o navio, Corpo de Fuzileiros Navais, que saí do navio para ir à terra, e Intendente da Marinha, que trabalha com a parte de administração e contabilidade da Marinha do Brasil”, informa.
Assim como nos diversos atendimentos que realiza, a superintendência do Porto de Itajaí, na condição de Autoridade Portuária, prioriza, também, a segurança da navegação desde o canal de acesso até o cais público para a Autoridade Marítima (Marinha).
Para o Diretor-Geral de Engenharia, Jucelino dos Santos Sora, cidade é amiga da Marinha pois estabelece uma parceria de longa data entre Autoridade Portuária e Autoridade Marítima:
“É fundamental essa parceria entre Autoridade Portuária e Autoridade Marítima. A Marinha do Brasil e o Porto de Itajaí, fortalecem estes laços, e, quem ganha com isso, é a sociedade civil organizada como um todo na segurança, no desenvolvimento social e econômico do município de Itajaí. Essa relação Cidade e Porto, que é o coração da cidade, sempre foi muito próxima e assim permanecerá”, esclarece.
Cumprindo os protocolos de prevenção a Covid-19 não haverá visita pública as embarcações.
Mais informações:
* Fábio da Veiga – Superintendente do Porto de Itajaí.
* Texto: Luciano Mesadri Giorgi - Estagiário da SECOM/SPI (47) 3341-8067.
* Fotos: Luciano Sens – Secretário Geral de Comunicação Social.
Autor: Luciano Sens