27 de dezembro de 2021

Autoridade Portuária realiza entrega de placas em homenagem aos servidores portuários

Autoridade Portuária realiza entrega de placas em homenagem aos servidores portuários

Itajaí, 23 de dezembro de 2021.

Superintendência do Porto de Itajaí – SPI.

Secretaria Geral de Comunicação Social - SECOM.

 

Autoridade Portuária realiza entrega de placas em homenagem aos servidores portuários 

Despedida de Heder Cassiano Moritz após 42 anos de atividade portuária

Nesta quarta-feira (22), a Superintendência do Porto de Itajaí, na condição de Autoridade Portuária, realizou uma confraternização e solenidade de homenagem, aos servidores que prestaram serviço à Autoridade Portuária e Porto de Itajaí, por 20 e 35 anos.

Durante o encontro, participaram do ato solene, o Superintendente do Porto de Itajaí, Fábio da Veiga, o Chefe de Gabinete da Prefeitura Municipal, Giovani Testoni, representando no ato o Prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni. Ainda junto às autoridades, o Diretor Geral de Engenharia, Jucelino do Santos Sora, o Diretor Financeiro, Vanderlei Martins Viana, e o Diretor de Operações Logísticas, Heder Cassiano Moritz.

A solenidade de homenagem aos servidores de 20 e 35 anos de serviços prestados ao Porto de Itajaí, culminou com o merecido encerramento prestado ao servidor Heder Cassiano Moritz, que se despediu da superintendência após ter atuado por mais de 42 anos de trabalho junto à Autoridade Portuária.

“A homenagem aos servidores portuários, que completaram 20 e 35 anos de serviços prestados ao Porto de Itajaí, certamente foi significativo para todos nós. Sem os nossos colaboradores, não estaríamos nesse constante processo de evolução na atividade portuária. Também foi um momento de despedida para Heder, que atuou conosco durante quarenta e dois anos, sendo motivo de orgulho e exemplo para todos nós, servidores do Porto de Itajaí. A sua paixão pela atividade portuária, desencadeou muitos conhecimentos e com isso, aprendemos juntos todos os dias. Agradeço por todos os ensinamentos compartilhados, e por tudo que foi feito pelo nosso Porto”, destacou o Superintendente do Porto de Itajaí, Fábio da Veiga.

Na oportunidade, ocorreu a apresentação do novo portal (site) do Porto de Itajaí, desenvolvido para aprimorar os serviços prestados à população, juntamente com maior transparência dos dados referentes as operações. A intenção do aprimoramento é incentivar e estimular a participação dos cidadãos com o uso de uma ferramenta tecnológica útil e dinâmica.

Heder Cassiano Moritz:

Uma despedida honrosa e aplaudida de pé.

Heder iniciou sua carreira no Porto de Itajaí, a partir de 20 de agosto de 1979, após a aprovação em um Concurso Público, realizado pela Empresa de Portos do Brasil – PORTOBRAS, exercendo a função de Controlador de Cargas. A partir de 1987 até 1989 exerceu a função de Chefe do Subsetor de Operações, sendo que, de 1989 a 1993 exerceu a função de Chefe do Subsetor de Programação.

Em 1992 participou do Curso de Extensão em Transportes Aquaviários – Turma de 1992, Convênio com o Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal Fluminense – Pró-Reitoria de Extensão na cidade do Rio de Janeiro.

No período de 1993 a 2000, exerceu a função de Chefe do Setor de Operações do Porto de Itajaí e posteriormente, foi designado para substituição do cargo de Administrador do Porto de Itajaí nos anos de 1996, 1997 e 1998. No período entre 2000 a 2008, foi intitulado para atuar junto ao cargo de Diretor de Logística do Porto de Itajaí.

Heder assumiu o cargo de Gerente de Segurança Portuária de Itajaí (ISPS-CODE), de agosto de 2008 a janeiro de 2009.Também foi elegido pela Secretaria Especial de Portos (SEP), para a Comissão de Fiscalização das Obras e Serviços da reconstrução do Porto de Itajaí a partir de fevereiro de 2009 até setembro de 2011. De outubro de 2011 a janeiro de 2012, assumiu o cargo de Gerente de Operações do Porto de Itajaí.

Entre fevereiro de 2012 a março de 2015, Heder foi nomeado para assumir o cargo de Diretor Executivo do Porto de Itajaí. Em janeiro de 2017, atuou na função de Assessor da Superintendência do Porto de Itajaí. Desde fevereiro de 2020, atua como Diretor Geral de Operações logísticas.

Ao longo da trajetória no Porto de Itajaí, Heder buscou aprofundamento e conhecimento no seu âmbito profissional, comparecendo em grandes eventos do setor, cursando seminários de planejamento e desenvolvimento, incluindo uma viagem para a Alemanha, onde participou do seminário de planejamento, desenvolvimento e gerenciamento costeiro de sistemas logísticos econômico-ambientais em regiões costeiras e portuárias do Brasil.

As diversas passagens atribuídas nos setores da Instituição, e a realização dos cursos de extensões, compravam o vasto conhecimento de Heder sobre o Complexo Portuário de Itajaí e todo o mercado marítimo da região. Durante a homenagem, o Superintendente do Porto de Itajaí, Fábio da Veiga, fez um breve relato sobre a atuação de Heder ao longo de seus 42 anos de trabalhos dedicados a atividade portuária.

“Estou me desligando do Porto, e apesar desse momento difícil, estou feliz porque tenho a plena convicção, que a minha missão foi cumprida. Eu torço pela gestão do Superintendente Fabio, e peço que não desistam de lutar pela municipalização do nosso Porto, tão crucial para o município, Estado e País. A permanência da Autoridade Portuária é de extrema significância, visto que permanece sendo um Porto de Sucesso ao longo desses vinte e cinco anos de atividade. Eu recebi uma linda homenagem, e posso assegurar que o meu carinho pelo Porto, permanecerá independentemente do resultado final do processo de desestatização. Aqui no Porto de Itajaí, eu pude vivenciar inúmeros momentos felizes, e posso destacar com muita satisfação a oportunidade de acompanhar a evolução do porto, e o inesquecível processo de municipalização desde junho de 1995, passando para a fase de Convênio de Delegação definitiva. Estarei saindo de cabeça erguida, mas sempre com as portas abertas para vocês”, pontua Heder.

Ao todo, quarenta servidores portuários foram homenageados no ato solene, sendo eles:

Alcides Viviani

Alexandre Domingos

Allan Zaguini

Anelise Coronel Sortica Mastella

Antônio João Borges

Carlos Alexandre Pereira

Caroline Mehler

Cirenio Lauzy Vieira

Cristiano de Souza

Dalton Andrade

Diogo Henrique Schmitt

Eliane Razera

Esdras Pereira Cardozo

Flavio Lair Domingos

Gilson Mario dos Santos

Giovana Nadir Schweizer Polloni

Jair de Freitas Sobrinho

João Luiz Vechani,

João Rubens Storino

Jocelito Douglas Speck

Jorge Inacio Pereira

José Alberto Gonzaga Simão Filho

José Roberto dos Santos

ladi antonino Barbier

Leandro Cesar Vieira

Luiz Eduardo Graf

Marcio Tobias

Marco Antônio da veia Magro

Mauri João Inácio

Michelle Menezes Leal Nunes

Paulo Roberto Leite

Pedro Henrique Rocha

Reginaldo José Maria

Roseli Melnek

Sandro de Ramos

Sergio Batista de Souza

Sirney Pereira da Silva

Valmirio da Silva Luiz

Marcelo Werner Salles

Heder Cassiano Moritz.

 

Mais informações:

Fábio da Veiga – Superintendente do Porto de Itajaí.

Heder Cassiano Moritz – Diretor Geral de Operações Logísticas. (47) 3341- 8029 - heder@portoitajai.com.br

*Texto: Bianca Luca - Estagiária da SECOM/COAMB –SPI. (47) 3341-8095.

* Fotos: Luciano Mesadri Giorgi - Estagiário da SECOM/COAMB –SPI. (47) 3341-8095. 

Autor: Luciano Sens

Aguarde