30 de novembro de 2021

Novembro Azul: Porto de Itajaí promove diálogo de conscientização aos colaboradores portuários.

Novembro Azul: Porto de Itajaí promove diálogo de conscientização aos colaboradores portuários.

Itajaí, 30 de Novembro de 2021.

Superintendência do Porto de Itajaí – SPI.

Secretaria Geral de Comunicação Social - SECOM.

Novembro Azul: Porto de Itajaí promove diálogo de conscientização aos colaboradores portuários.

Fachada do prédio da Autoridade portuária esteve iluminada com a cor azul em apoio a campanha durante todo o mês de novembro.

Nesta terça-feira (30), a Superintendência do Porto de Itajaí promoveu um momento de conscientização para os seus colaboradores portuários, em virtude da celebração ao “Novembro Azul”.

A programação contou com uma palestra sobre a saúde do homem, ministrada pela equipe do programa Porto Saudável, abrangendo as dinâmicas de aprendizagem.

Durante todo o mês de novembro, o prédio da Superintendência do Porto de Itajaí ficou com a fachada iluminada com a cor azul, em homenagem a campanha.

A Campanha Novembro Azul é dedicada a conscientização do câncer de próstata, e alertam os homens sobre a importância do diagnóstico precoce. Criado em 2003 na Austrália, o mês de novembro foi escolhido, por causa do dia 17 de novembro que é o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Segundo a estimativa do INCA (Instituto Nacional de Câncer), cerca de 65.840 casos novos no Brasil foram relatados em 2020, correspondendo a 29,2% dos tumores incidentes no sexo masculino.

“É de extrema importância, evidenciarmos a campanha novembro azul, assim como aconteceu no Outubro Rosa com as mulheres, os homens também precisam de cuidado e acolhimento. Durante esta tarde, providenciamos ações que conscientizem os homens colaboradores do Porto de Itajaí, sobre a importância da prevenção às doenças, e principalmente, ao câncer de próstata que afeta milhares de homens todos os anos. Muitos homens são diagnosticados com a doença, em um estado mais avançado, muitas vezes por causa do preconceito que envolve o exame de próstata. Por essa razão, é fundamental que a população masculina realize os exames preventivos, já que a única forma de cura do câncer de próstata é com o diagnóstico precoce. Lembro a todos os servidores, neste momento, à todos os nossos servidores homens, que a Autoridade Portuária, através de seus profissionais de saúde, estão todos à disposição para qualquer tipo de atendimento ou encaminhamentos relacionados aos exames de câncer de próstata”, informa o Superintendente do Porto de Itajaí, Fábio da Veiga.

Um dos principais objetivos da campanha Novembro Azul, é conscientizar a respeito do câncer de próstata, que geralmente apresenta um desenvolvimento lento e assintomático, sendo um dos cânceres de maior prevalência no mundo (cerca de 15% dos homens apresentarão esse tipo de câncer) e acomete, principalmente, homens acima dos 65 anos de idade.

Em sua fase inicial, o câncer de próstata tem evolução silenciosa, e muitos pacientes não apresentam nenhum sintoma. Na fase avançada, pode provocar dor óssea, sintomas urinários ou, em situações mais graves, infecção generalizada ou insuficiência renal. A detecção precoce é uma estratégica utilizada para encontrar um tumor em fase inicial, para possibilitar maior chance de tratamento sucedido.

A detecção precoce pode ser realizada por meio da investigação com exames clínicos, laboratoriais, endoscópios ou radiológicos, de pessoas com sinais e sintomas sugestivos da doença (diagnóstico precoce), ou de pessoas sem sinais ou sintomas (rastreamento), mas pertencentes a grupos com maior chance de ter a doença.

No caso do câncer de próstata, esses exames são toque retal e o exame de sangue para avaliara dosagem do PSA (antígeno prostático específico).

Mais informações:

*Texto: Bianca Luca - Estagiária da SECOM/SPI (47) 3341-8304.

*Fotos efetivo /criação Posts Rede Sociais: Luciano Mesadri Giorgi – Estagiário SECOM/SPI (470 3341-8304.

Aguarde