29 de novembro de 2021

Coordenação de Meio Ambiente realiza Semana de Treinamento para Brigada de Incêndio.

Coordenação de Meio Ambiente realiza Semana de Treinamento para Brigada de Incêndio.

Itajaí, 29 de Novembro 2021.

Superintendência do Porto de Itajaí – SPI.

Secretaria Geral de Comunicação Social – SECOM.

Coordenação de Meio Ambiente realiza Semana de Treinamento para Brigada de Incêndio.

Atividades foram realizadas ao longo da semana nos prédios da Superintendência, CIA e área portuária.

O curso de Formação e Reciclagem da Brigada de Incêndio e Emergência, iniciou na segunda-feira (22) e encerrou na última sexta-feira, 26.

O objetivo da semana de treinamento foi ensinar aos servidores da Superintendência do Porto de Itajaí e demais núcleos que atuam na Autoridade Portuária, sobre técnicas de como lidar em momentos de emergências e prevenção.

A formação aconteceu por meio da Coordenação do Meio Ambiente, Segurança do Trabalho e Sustentabilidade (COAMB), em parceria com a empresa JRP Consultorias. O curso contou com a apresentação de palestras, exercícios, simulados, bem como a emissão de certificados de conclusão do curso aos participantes.

Segundo o cronograma, treinamentos e simulados foram realizados no auditório da Superintendência do Porto de Itajaí. Destaque, também, para testes na área portuária. Alexandre Vieira, Bombeiro Técnico Civil, contratado para apresentar o curso “Brigada de Emergência”, foi o responsável por ministrar as palestras no auditório, ao longo da semana.

“Nosso principal foco foi desenvolver etapas associadas quanto aos atendimentos e conhecimentos gerais em primeiros socorros, pré-hospitalar dentro da área portuária, principalmente na contenção de grandes hemorragias, no entendimento e conhecimento sobre as emergências clínicas que podem ocorrer, uma queda de altura, na parte de trauma, um acidente mais grave como um esmagamento, uma amputação que pode de repente ocorrer nessa área e, sim, no atendimento executado por eles. Uma comunicação mais branda e sucinta, agindo de forma mais eficaz e ágil nessa parte de controle”, explicou Alexandre Vieira.

Durante a apresentação, foram distribuídos aos participantes materiais contendo informações relevantes, “Esses materiais são todos de origem didática, objetivando aos servidores, a possibilidade de acompanhar todas as etapas do curso, em se tratando de um MP (Manual do Participante), analisando e ao mesmo tempo anotando dúvidas que eles certamente terão durante as atividades”, complementa Alexandre.

Nesse sentindo, a semana de formação se dividiu em conteúdos teóricos e de modalidades práticas, assim como em atividades de treinamento e ação, em que os trabalhadores puderam praticar o que aprenderam por meio de simulado de transporte de vítimas, tutoriais de contenção de fogo com mangueiras de apagar incêndio, ocorridas na sede administrativa da superintendência e dependências internas do prédio do Centro Integrado de Atendimento (CIA).

Cronograma intercala slides e atividades práticas:

Na segunda-feira, 22, início do curso, foram dedicadas as palestras no auditório.

No dia seguinte, terça-feira, 23, iniciaram as etapas através de aulas práticas, destacando-se com a realização de treinos de Reanimação Cardiopulmonar (RCP) no auditório da superintendência.

Já na quarta-feira, 24, foram realizadas novas palestras no auditório, aplicando-se também aos participantes, métodos diferenciados de imobilização de pessoas em maca, primeiros socorros, sustentação na maca, transportes, suporte de vida, encaminhamentos à Hospitais e Unidades de Saúde.

No penúltimo dia de curso, quinta-feira (25), novo circuito de palestras no auditório e a prática de exercício simulado de evacuação e abandono dos prédios da superintendência e Centro Integrado de Atendimento (CIA). Este exercício simulado ofertou os procedimentos necessários de como agir em caso de emergência e incêndio.

Na sexta-feira, 26, último dia do curso, as atenções foram voltadas à realização de diversos treinos e procedimentos na área portuária (porto de Itajaí). As atividades neste dia foram de combate a incêndio, com hidrantes e mangueiras aplicados na área arrendada (berço 01), utilizando equipamentos da APM Terminals e realizando testes de primeiros socorros.

O Diretor da JRP Consultoria e Treinamentos, Moisés Poleza, evidenciou que o curso é fundamental porque está previsto em Legislação Federal e Estadual, e que precisam ser seguidas. A NBR14276/2020, norma federal preconiza a grade curricular e o perfil do brigadista, as características e as atribuições também.

No que se refere à norma estadual, Moisés aponta que se trata de uma Instrução Normativa, do Corpo de Bombeiro Militar do Estado de Santa Catarina, e que preza pela formação da brigada de incêndio nas áreas comerciais, industriais, ocupações como o Porto de Itajaí.

José Luís Carpes, Agente de Autoridade Portuária e membro da COAMB, apontou que as atividades aprendidas com o curso ultrapassam o ambiente de trabalho das pessoas, ou seja, que podem ser utilizadas e colocadas em prática em diversas situações e locais:

“A Autoridade Portuária, mais uma vez, promoveu para os seus servidores, não só para ser brigadista voluntário, mas como servidor a importância deste curso, útil em diversas ações, atividades do dia a dia, priorizando a salvaguarda de sua própria vida, ou como auxiliar numa determinada emergência. Tão importante ainda, preparar equipes com relação à prevenção, a fim de que tenham recursos, informação, bem como uma equipe preparada para atender a esses tipos de acidentes, sejam eles de primeiros socorros, prevenção e combate a incêndio, evacuação, entre outros importantes, pois estas ações organizam e auxiliam os trabalhadores”, relatou José Luis.

A função de um brigadista, inicialmente, auxilia e colabora quanto a princípios de um incêndio, na salvaguarda, evacuação e possível vazamento de produtos químicos. A comunicação e o treinamento andam juntas, desde início de uma ocorrência até a chegada dos profissionais do Corpo de Bombeiros, Anjos da Vida ou equipes do SAMU.

Dado por encerrado o curso na última sexta-feira, 26, a Coordenação de Meio Ambiente, Segurança do Trabalho e Sustentabilidade, informa a todos os participantes, que será entregue um Certificado, validando o curso realizado. O curso oferece o certificado de Formação e de Brigadista voluntário, dando aval e condições aos participantes atuarem como membros voluntários.

 

Mais informações:

* José Luís Carpes - Agente de Autoridade Portuária e membro da COAMB (47) 3341-8065.

*Texto: Luciano Mesadri Giorgi - Estagiário da SECOM/SPI (47) 3341-8067.

*Fotos: Equipe COAMB/SPI.

Aguarde