24 de novembro de 2021

Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes registra crescimento de 6% na tonelagem.

Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes registra crescimento de 6% na tonelagem.

Itajaí, 24 de Novembro 2021.

Superintendência do Porto de Itajaí – SPI.

Secretaria Geral de Comunicação Social – SECOM.

 

Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes registra crescimento de 6% na tonelagem.

Destaque também na movimentação de contêineres (TEU’s), registrando um crescimento de 5% durante o mês de outubro.

 

O Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes registrou durante o mês de outubro, um crescimento equivalente a 6% na movimentação de toneladas, em comparativo ao mesmo período do ano anterior. Os números foram apresentados no Relatório Mensal de Estatísticas da Superintendência do Porto de Itajaí (Autoridade Portuária).

No indicativo de tonelagem a movimentação foi positiva, em outubro de 2021 foram movimentadas 1.519.692 toneladas contra 1.431.200 toneladas do mesmo período do ano anterior, evidenciando um crescimento anual de 26%. Quanto ao número de escalas realizadas, o complexo constatou um crescimento de 4% em comparativo ao mesmo período do ano anterior.

No segmento de cargas contêinerizadas, foram movimentados 135.157 TEU’s (unidade de medida de um container de 20 pés), sendo 5.826 TEU’s a mais do que outubro de 2020, quando o Complexo registrou movimentação de 129.331 TEU’s.

O Superintendente do Porto de Itajaí, Fábio da Veiga, enfatiza a capacitação de todos os trabalhadores portuários, cuja eficiência e comprometimento refletem no constante aumento das movimentações, proporcionando ao complexo portuário novos índices positivos:

“O crescimento do Complexo é frequente, e isso é decorrência da capacitação de todos os colaboradores portuários que exercem suas funções, em diversos setores da Autoridade Portuária, sendo comprovado mensalmente através de excelentes índices de movimentação. O modelo de gestão aplicado ao Porto de Itajaí, desde o início de sua municipalização, permanece em evidência tornando-se um exemplo para outros portos, sendo que os números mensais comprovam que podemos avançar muito mais. Além da nossa eficiência operacional no porto público e terminal arrendado, podemos afirmar que todo o complexo é eficiente, a Portonave tem demonstrado um desenvolvimento fenomenal, muito disso se deve a primeira etapa das obras da nova Bacia de Evolução, concluída em setembro de 2019, estando apta para receber navios de até 336 metros”, conclui Fábio.

No Terminal PORTONAVE (Porto de Navegantes), a movimentação registrada durante o mês de outubro somou 51 escalas, com 98.105 TEU’s e 1.061.293 toneladas, apontando um crescimento de 36% em comparação ao mesmo período do ano anterior, representando 73% da movimentação total de cargas contêinerizadas registradas no Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes.

Ao todo, o Complexo Portuário registrou 81 atracações no decorrer do mês de outubro, sendo 27 delas realizadas na área arrendada (APM Terminals), 01 atracação no TUP Braskarne, 02 na TEPORTI. Tendo em vista o terminal da Portonave, a movimentação registrada no mês de outubro foi de 51 escalas, elevando a movimentação acumulada do ano para 506, com um crescimento de 14% em relação ao mesmo período do ano anterior.

A movimentação de cargas contêinerizadas nos recintos da APMT (berços 01 e 02) e Cais Comercial (berços 03 e 04), durante o mês de outubro totalizaram 37.052 TEU’s com 449.525 toneladas, elevando o acumulado do ano para 439.057 TEU’s com 5.063.371 toneladas.

“O Porto de Itajaí, assim como todo o Complexo portuário, vem exercendo ao longo deste ano de forma exuberante, todos os esforços possíveis para manter os ótimos padrões nas movimentações. Isso certifica a necessidade de garantir a economia local, de Santa Catarina e de nosso país, tornando-se motivo de admiração e satisfação para o nosso município, no decorrer de todos esses anos de municipalização. O compromisso por parte dos trabalhadores portuários, é comprovado diariamente através dos índices de desempenho, oriundos da capacidade de concretizar todos os objetivos, e desta forma, continuamos nos destacando gradativamente no mercado portuário Brasileiro”, destacou o Prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni.

No segmento de contêineres cheios de importação durante o mês de outubro, no Porto de Itajaí, houve uma movimentação de 14.203 TEU’s, elevando a movimentação anual para 164.791 TEU’s, registrando um crescimento de 21% em relação ao mesmo período do ano anterior.

As exportações no Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes durante o mês de outubro representaram 56% no sentido das cargas, e as importações 44%, “A movimentação mensal foi muito boa, o segmento de cargas conteinereizadas no complexo portuário continua mantendo um ótimo padrão, estamos caminhando para alcançar a marca de 1.600.000 de TEU’s no próximo mês. Verificamos que no terminal da Portonave, o crescimento tem se mantido constante na movimentação, com crescimento de 36% em relação ao mesmo período do ano anterior”, destaca Heder Cassiano Moritz, Diretor Geral de Operações Logísticas da Superintendência do Porto de Itajaí.

As principais exportações registradas foram madeiras e derivados (67,0%), frango congelado (15,0%), carnes (bovina e suína -5,3%), mecânicos e eletrônicos (71,4%), fumo (123,5%). As importações mais significativas ainda no mesmo mês foram mecânicos e eletrônicos (85,2%), produtos químicos (24,7%), têxteis diversos (37,5%), alimentos em geral (16,1%), plásticos e borrachas (56,2%).

A participação do porto de Itajaí em relação aos índices econômicos na corrente de comércio, foi responsável por um crescimento de 4,3% no Brasil e 60,4% no Estado de Santa Catarina.

Obs.: O relatório completo de estatísticas referente ao mês de outubro de 2021 pode ser conferido no link abaixo:

http://www.portoitajai.com.br/novo/estatisticas/233/Estat%C3%ADstica%20de%20Outubro%20de%202021

Mais informações:

Fábio da Veiga – Superintendente do Porto de Itajaí.

Heder Cassiano Moritz – Diretor Geral de Operações Logísticas. (47) 3341- 8029 - heder@portoitajai.com.br

*Texto: Bianca Luca - Estagiária da SECOM/COAMB –SPI. (47) 3341-8095.

*Fotos: Luciano Sens – Secretário Geral de Comunicação Social SECOM/SPI.

*Revisão de Dados Estatísticos: Alan Peter Rosa – Agente de Autoridade Portuária (47) 3341-8047.

Autor: Luciano Sens

Aguarde