Itajaí, 08 de Novembro 2021.
Superintendência do Porto de Itajaí – SPI.
Secretaria Geral de Comunicação Social – SECOM.
CONPORTOS promove Curso Nacional de Auditoria em Instalações no Porto de Itajaí.
Evento ocorre pela 3º vez na sede da Autoridade Portuária Pública Municipal.
A Autoridade Portuária de Itajaí iniciou nesta manhã de segunda-Feira (08), a 3ª edição do Curso Nacional de Auditoria em Instalações Portuárias promovido pela CONPORTOS (Comissão Nacional de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis).
Estarão participando deste curso, os membros das comissões Estaduais de Segurança Portuária do Brasil.
A abertura do evento ocorreu na sede da Superintendência do Porto de Itajaí, havendo continuidade programada até a próxima sexta-feira (12).
A programação ocorre em período diurno contendo aulas práticas e teóricas, com simulado de auditoria. O curso irá abordar Auditoria em instalação Portuária; Plano de Segurança e estudo de análise de Risco; Responsabilidade nas áreas de Segurança; Equipamentos de Segurança; Treinamentos; simulados e exercícios.
O Presidente da Comissão Nacional de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis – CONPORTOS, Marcelo João da Silva, enfatiza que este é o 3º evento da Conportos realizado no município de Itajaí:
“O Porto de Itajaí é um dos poucos portos certificados no país, e isso dá um diferencial de qualidade singular. A auditoria da Conportos tem funcionado como uma ferramenta de Gestão para a administração portuária, seja ela pública ou privada entendendo situações de vulnerabilidade, porque é o espaço onde ela pode trabalhar para eventualmente se proteger de ameaças e ter um funcionamento pleno da sua missão, e, realmente tem sido a casa da Conportos em Santa Catarina, em função do comprometimento dessa comunidade portuária com a sua gestão. Ter o Porto de Itajaí sediando o nosso evento, agrega muito valor ao nosso produto final”, destaca.
O curso será ministrado através do Presidente Nacional da Conportos e Delegado da Polícia Federal, Dr. Marcelo João da Silva; Delegada da Polícia Federal de Rio Grande (RS), Dra. Janaina Agostini Braido, e o Auditor e Chefe do Posto Avançado da Antaq de Santos (SP), Dr. Daniel Santos Silva.
“Muitos avanços estão ocorrendo e isso demonstra eficiência, seja pelo número de funcionários, pois temos um número menor de servidores portuários em comparação a outros portos, mas principalmente a segurança pública. Acredito que o nosso complexo portuário, não somente a Autoridade Portuária, tem realizado grandes avanços nessa questão de segurança pública, que é um assunto primordial. Quando esse evento ocorre em Itajaí, isso ajuda a demonstrar para o Governo Federal, que o Complexo Portuário de Itajaí tem funcionado de maneira excelente, sendo muitas vezes exemplo para outras autoridades”, informa o Superintendente do Porto de Itajaí, Fábio da Veiga.
As aulas práticas serão realizadas nos terminais do Complexo Portuário de Itajaí, ao qual os participantes terão a oportunidade de conhecer os terminais, sendo o porto de Itajaí (área pública), APMT (área arrendada), Braskarne, e na margem esquerda do Rio Itajaí Açu, a Portonave (Porto de Navegantes).
Thiago Giavarotti, Coordenador da Cesportos de Santa Catarina e Delegado da Polícia Federal em Itajaí, informa que a Auditoria é um momento em que a Comissão verifica se estão sendo cumpridos todos os quesitos legais, para que a instalação portuária possa receber embarcações de longo curso.
“O Porto de Itajaí é reconhecidamente um dos Portos mais importantes do Brasil. A Superintendência do Porto de Itajaí, faz um trabalho fantástico de aproximação com os órgãos intervenientes, e esse trabalho acaba sendo coroado com a aproximação da própria Conportos. Como a Superintendência do Porto de Itajaí entende o nosso trabalho, nada melhor do que trazer um curso como este. Toda a vocação de Itajaí para o ambiente Portuário contribui para que o curso seja um sucesso”, destaca.
O Delegado da Policia Federal de Itajaí, Dr. Tales Teixeira Junior, afirma que o comprometimento e a união de forças do Porto de Itajaí, resulta na capacitação do Terminal, atendendo as solicitações das Comissões Estudais para que efetivamente o Porto tenha instalações seguras:
“É uma alegria muito grande encontrar a comunidade envolvida na segurança pública dos Portos Terminais do Brasil, e certamente prestigia o Complexo Portuário de Itajaí como um todo. O fato desse curso ter sido realizado no passado e ter voltado, sendo que outros tantos estados se habilitaram para receber esse curso, mostra a força de Itajaí”, complementa.
“Somos extremamente favoráveis aos cursos essenciais, principalmente nessa questão da auditoria nos Portos, porque um Porto certificado pela Cesportos é responsabilidade internacional. A responsabilidade que precisamos ter na questão da auditoria, é maior do que o poder de fiscalizar, porque vamos ser responsáveis pela certificação e regularidade do porto”, conclui a Delegada Chefe da Polícia Federal de Itajaí, Luciana de Castro Ribeiro.
Agregado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública do Governo Federal, a CONPORTOS, é uma Comissão Nacional que foi criada pelo Decreto n° 1.507 de 30 de maio 1995, alterado pelo Decreto nº 1.972 de 30 de julho de 1996 e substituído pelo Decreto n° 9.861, de 25 de junho de 2019.
Mais informações:
*Médelin Pitrez dos Santos - Coordenadora de Meio Ambiente (COAMB). (47) 3341-8065.
*Texto: Bianca Luca - Estagiária da SECOM/COAMB –SPI (47) 3341-8304.
*Fotos: Luciano Sens – Secretário Geral de Comunicação Social - SPI.
Autor: Luciano Sens