Itajaí, 28 de Julho de 2021.
Superintendência do Porto de Itajaí – SPI.
Secretaria Geral de Comunicação Social – SECOM.
CONPORTOS abre oficialmente a semana de Treinamento de Análise de Riscos na sede da Superintendência do Porto de Itajaí.
Ação visa aprimorar a capacitação dos trabalhadores portuários.
A Autoridade Portuária de Itajaí iniciou nesta manhã de terça-feira (27), o Treinamento de Análise de Riscos através da Comissão Nacional de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis – CONPORTOS.
Aabertura do evento ocorreu na sede da Superintendência do Porto de Itajaí, havendo continuidade programada até a próxima quinta-feira (29). A programação ocorre em período diurno e irá abordar Conceitos, princípios e fundamentos de Segurança Orgânica e Análises de Riscos, Abordagem do Risco Cibernético para Instalações Portuárias, ameaças e vulnerabilidades, entre outros assuntos relevantes relacionados à segurança em portos.
Para a cerimônia de abertura foram convidados à compor a mesa, o Diretor de Operações Logísticas do Porto de Itajaí, Heder Cassiano Mortiz, representando o Superintendente Fábio da Veiga, o Delegado e Presidente da Conportos, Marcelo João da Silva, a chefe da Delegacia da Policia Federal de Itajaí, Luciana De Castro Ribeiro, o Delegado da Alfândega da Receita Federal,Klebs Garcia Peixoto, o chefe da unidade Regional da (ANTAQ) - Agência Nacional de Transportes Aquaviários, Maurício Medeiros, e o Delegado da Policia Federal e coordenador da CESPORTOS, Thiago Giavarotti.
Os treinamentos no decorrer da semana, serão ministrados peloDelegado de Polícia Federal e Presidente da Conportos, Dr. Marcelo João da Silva, o Agente da Polícia Federal, Felipe Scarpelli de Andrade, e o Policial Federal Carlos Eduardo Pires de Albuquerque. Cabe aos profissionais a responsabilidade em abordar suas diretrizes, com base na metodologia de treinamento programada.
A Comissão Nacional de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis – CONPORTOS é umregime de segurança para a navegação internacional e para as instalações portuárias, a entidade entrou em vigor em julho de 2004, em concordância às recomendações e medidas provenientes pela Organização Marítima Internacional (IMO), por meio do Código Internacional de Proteção de Navios e Instalações Portuárias (Código ISPS). O propósito do treinamento consiste no aprimoramento da segurança marítima e portuária, com o intuito de prevenir e prover resposta para possíveis convergências.
O ato de solenidade contou com a participação do Diretor de Operações Logísticas da Superintendência do Porto de Itajaí, Heder Cassiano Mortiz, representando na oportunidade o Superintendente Fábio da Veiga:
“Para a Superintendência do Porto de Itajaí, enquanto responsável pela administração do Porto, e também na condição de Autoridade Portuária de todo complexo, é uma honra termos aqui novamente eventos desta natureza, que fazem com que o nosso complexo possa efetivamente contribuir para os trabalhos realizados pela Conportos, sendo uma atividade tão importante no contexto portuário, quanto à questão da segurança. Esse treinamento é muito importante para o Brasil, comércio exterior, e principalmente às empresas que fazem parte deste elo logístico, que faz com que tenhamos condições de manter a nossa missão de contribuir para as atividades portuárias”, informa Heder.
O treinamento foi consolidado após o atentado terrorista de 11 de setembro de 2001, através da iniciativa dos Estados Unidos com o propósito de evitar outros ataques, devido à alta demanda de importação e exportação por via de transportes marítimos. O ato terrorista trouxe preocupação de forma panorâmica, relacionada à segurança dos colaboradores portuários, através disto, foi desenvolvido um conjunto de medidas com a finalidade de intensificar os controles de cargas, transportes e pessoas nas áreas portuárias, protegendo portos, terminais e navegação.
O Delegado de Polícia Federal e atual Presidente da (Conportos), Marcelo João da Silva, agradece o apoio e a iniciativa da Superintendência do Porto de Itajaí, onde retorna ao município após um treinamento de segurança orgânica, realizado em 2018. A proposta deste evento é que a semana de treinamento seja produtiva, com trocas de experiências que possam contribuir para a comunidade portuária:
“É um conjunto de pessoas e fatores que propiciam a mudança que tanto esperamos em nosso país, e por conta disso, precisamos trabalhar muito para implementar soluções. Em Novembro de 2018 estávamos aqui discutindo a construção de uma ferramenta de Análise de Riscos para a segurança portuária, ea Conportos estava construindo uma nova perspectiva de trabalho, mas o compromisso de fazer algo diferente fez com que depois de três anos estejamos aquinovamente, com os colegas que participaram daquele capítulo inicial e hoje estão dando um passo em direção a um novodesafio”, enfatiza .
Em virtude da Covid-19, o Porto de Itajaí permanecerá com todas as medidas adotadas de prevenção, higienização e distanciamento, para garantir a segurança dos trabalhadores portuários, assim como toda a equipe responsável pelo treinamento desenvolvido através da CONPORTOS, para que não ocorra a disseminação do vírus.
“É uma satisfação estarmos aqui juntos, os nossos trabalhos nos terminais portuários, nos portos organizados, de certa forma nos trouxeram até onde estamos hoje, estamos na capital da CONPORTOS em Santa Catarina, estamos em Itajaí, a nossa casa. Esperamos ter um treinamento que agregue na execução dos nossos serviços, e que nos traga muito conhecimento. Através da Superintendência do Porto de Itajaí, agradeço a Coordenadoria de Meio Ambiente, Segurança do Trabalho e Sustentabilidade (COAMB), que sempre nos traz para este espaço de uma forma muito atenciosa, e a todos pelo comparecimento, estaremos à disposição de todos” conclui Thiago Giavarotti, Delegado da Policia Federal e coordenador da CESPORTOS – Comissões Estaduais de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis de Santa Catarina.
Mais informações:
* Texto: Bianca Luca – Estagiária da SECOM/SPI
* Fotos: Luciano Sens – Secretário Geral de Comunicação Social da SPI.
(47) 3341-8067.
Autor: Luciano Sens