Itajaí, 28 de maio de 2021.
Superintendência do Porto de Itajaí – SPI.
Secretaria Geral de Comunicação Social - SECOM.
Evento marca os 20 anos da Rádio Costeira em Itajaí.
Solenidade aconteceu nesta segunda-feira, 24, na Superintendência do Porto.
Os 20 anos da Rádio Costeira de Itajaí foram celebrados na tarde desta segunda-feira, 24, em um evento na Superintendência do Porto de Itajaí. A solenidade reuniu representantes da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), da prefeitura municipal, do Porto de Itajaí, da Capitania dos Portos e de sindicatos patronais e laborais ligados à atividade pesqueira.
Durante o evento foi assinado um protocolo de intenções de cooperação entre os envolvidos no funcionamento da Rádio Costeira. A estação, operacionalizada pela Univali desde 2012, realiza cerca de 2.000 contatos por mês entre as empresas de pesca, familiares e os pescadores. Os principais serviços realizados são a previsão do tempo, alertas de pesquisa sísmica, atividades de pesca, recados familiares e avisos sobre a pandemia de Covid-19. “Eu participei do processo de implantação da Rádio Costeira e com muita alegria hoje comemoramos duas décadas de um trabalho que salva vidas. Que possamos ainda celebrar muitas outras conquistas nos próximos anos”, ressalta Agostinho Peruzzo, coordenador da Rádio.
O Superintendente do Porto de Itajaí, Fábio da Veiga, destacou a importância do trabalho realizado e a intenção em colaborar com a mudança do local da estação e assim garantir melhores condições de trabalho aos radioperadores. “A Rádio Costeira desempenha um papel fundamental para garantir a segurança da navegação. Com a nova bacia de evolução do Complexo Portuário de Itajaí este serviço tornou-se ainda mais relevante. Nós parabenizamos a estação e a universidade pelo trabalho realizado e nos colocamos à disposição para seguirmos trabalhando em parceria”.
O diretor de Operações Logísticas da Superintendência do Porto de Itajaí, Héder Cassiano Moritz, que há 42 anos presta serviços ao Porto, reconheceu a importância das atividades realizadas pela equipe da Rádio Costeira. “Eu acompanho este serviço desde a implantação e percebo que hoje o trabalho é ainda mais imprescindível, em virtude do crescimento do porte dos navios e do aumento do fluxo de pequenas embarcações”.
A diretora do Escola de Negócios, Francine Simas Neves, representou o reitor da Univali, professor Valdir Cechinel Filho, e destacou a importância da parceria entre universidade e o poder público para o êxito dos serviços prestados. “Comemoramos esses vinte anos relembrando momentos notáveis que tornaram a Rádio Costeira referência no apoio às embarcações e suas tripulações em qualquer adversidade, com foco na salvaguarda da vida humana e na preservação do patrimônio no mar”.
O Secretário de Desenvolvimento Econômico de Itajaí, Thiago Morastoni, representou o prefeito Volnei Morastoni, e salientou a relevância da pesca para o município. “Itajaí tem os pilares da economia alicerçados na economia do mar. A pesca sempre foi e sempre será um grande orgulho pra Itajaí. Somos o maior porto pesqueiro do país e o trabalho feito em conjunto com a Univali e os sindicatos ligados à pesca é essencial para o desenvolvimento da atividade. Que a parceria entre a Univali e o Porto seja contínua e gere frutos pelas próximas décadas”, finalizou Thiago.
*COM O APOIO DE:
Roberta Ramos - SC 02078 JP - Gerência de Marketing e Comunicação.
(47) 3341-7889. Bloco B2 – Sala 101 Univali - Campus Itajaí.
Mais informações:
*Fábio da Veiga– Superintendente do Porto de Itajaí.
*Fotos: Luciano Sens – Secretário Geral de Comunicação Social SECOM/SPI.
Autor: Luciano Sens