Itajaí, 27 de maio de 2021.
Superintendência do Porto de Itajaí – SPI.
Secretaria Geral de Comunicação Social - SECOM.
Servidores da Superintendência do Porto de Itajaí receberam treinamentos sobre ISOs e Programa 5S.
Ação faz parte do Programa SOMAR e encerra nesta semana com atividades do Dia D.
Nesta sexta-feira (28), ocorrerá na sede da Superintendência do Porto de Itajaí e demais instalações anexas à Autoridade Portuária, o “Dia D”.
A data está inserida junto ao programa 5S, que promove e tem a finalidade através de métodos de trabalho, dar mais segurança e ações de produtividade para os servidores, através da conscientização e responsabilidade de todos.
O 5S é um programa de gestão de qualidade, que implanta uma metodologia de excelência, visando à melhoria organizacional de uma empresa ou instituição.
O programa foi desenvolvido no Japão em 1950, com a finalidade de combater perdas e desperdícios, originando a prática dos cinco (05) sensos, sendo eles: Utilização, Ordenação, Limpeza, Saúde e Disciplina.
Os sensos permitem intensificar o aproveitamento dos recursos disponíveis, aprimorar o espaço físico, reduzir e prevenir acidentes de trabalho, entre outros objetivos específicos.
“Nesse treinamento 5S onde tive a oportunidade de ministrar nos dias 20 e 21 de maio, percebi o grande engajamento e liderança da superintendência do Porto de Itajaí. Para mim, o objetivo ficou muito claro, criar e gerar uma disciplina para implementar o programa 5S, e, assim permitir que esse engajamento seja aplicado também na implementação das normas ISO, que o Porto de Itajaí junto com a empresa PRODEG (Produtividade, Desenvolvimento e Gestão), estará iniciando em breve”, comenta o instrutor Rafael Mendoza.
A PRODEG existe a quase 35 anos, sendo uma das pioneiras do Brasil, principalmente no Sul, sendo uma das maiores empresas de consultoria da região.
“A nossa expectativa realmente é muito boa, queremos por em prática dentro da empresa todo o conhecimento que foi adquirido nesses últimos dias, sendo produtivo e enriquecedor, e isso ficou muito claro no sentimento de cada um que está aqui participando”, relata o servidor Marcel Vinicius Murara, agente de autoridade portuária do Porto de Itajaí por mais de dez anos.
Os treinamentos referentes às ISOs ocorreram nos dias 24, 25 e 26 de maio sendo ministrados por Luiz Poli, Engenheiro de produção e pós-graduando na área da engenharia de segurança e meio ambiente, é atuante na área de implantação de sistema de gestão a aproximadamente 23 anos, executando treinamentos, consultorias e sistema de gestão.
“Quando falamos da implementação dos sistemas da ISO, não só para um terminal portuário, mas para qualquer organização de uma maneira geral, ele é uma forma de demonstrarmos através de uma avaliação independente que é um certificado de padrão internacional e que esta empresa cumpre padrões internacionais de qualidade. Quando falamos da ISO 9000, nos referimos à prestação do seu serviço, atividades desempenhadas sendo elas padronizadas seguindo as regras e procedimentos. Assim como ao sistema de gestão Antissuborno 37001, onde as organizações têm possibilidade de criar ferramentas, mecanismos e barreiras para minimizar qualquer tipo de prática ilícita associada a isso”, afirma.
“Num primeiro momento, estou impressionado positivamente pela atitude do terminal em tomar a decisão de seguir adiante, quando falamos do tema antissuborno é um seguimento pouco procurado por estabelecimentos públicos. Na sequência, percebemos o nível de participação e engajamento de todos os colaboradores. Nós também tivemos a oportunidade de trazer uma terceira norma, a ISO 19600, que estabelece diretrizes sobre um sistema de gestão de Compliance, mas não permite a certificação, justamente por ser uma norma de diretrizes, guias e orientações, tornando-se uma norma de orientações gerais”, conclui Luiz Poli.
Os colaboradores do Porto de Itajaí receberam camisetas, materiais de limpeza e de organização, para que sejam exercidos os conhecimentos adquiridos nas palestras ISO (International Organization for Standardization) 9001, E ISO 37001 que ocorreram no decorrer dessa semana.
ISO 9001
A ISO 9001 é o Sistema de Gestão da Qualidade de um determinado local, com o intuito de garantir a otimização de processose maior agilidade no desenvolvimento das produções da empresa, além de ser uma maneira de documentar a cultura da organização, mantendo a qualidade dos bens e serviços prestados.
ISO 37001
A ISO 37001 é o Sistema de Gestão Antissuborno, cuja norma tem como objetivo fornecer requisitos e orientações para o estabelecimento, implementação, manutenção, por meio da integridade, transparência e concordância com as regulamentações cabíveis.
Em abril desse ano a Autoridade Portuária de Itajaí lançou o projeto SOMAR, elaborado em umareunião na própria superintendência, o projetovisa agregar ações de melhorias coordenadas para aumentar o potencial competitivo do Porto de Itajaí, através da ideia de realizar a soma, adição e união. Um dos principais objetivos do projeto é reduzir os custos operacionais, intensificar a melhoria dos procedimentos, ampliar o uso de inteligência artificial e aplicar ferramentas de tecnologia da informação (TI), nos processos destinados ao Porto de Itajaí.
A Autoridade Portuária de Itajaí recebeu em dezembro de 2020 a certificação internacional da ISO 14001, projetada para auxiliar empresas e instituições na adequação das responsabilidades ambientais de maneira correta, enfatizando o desenvolvimento econômico, e redução do impacto ambiental. Determinada certificação indica eficiência e preocupaçãodos impactos ambientais gerados por sua atividade interna e externa, tornando-se o segundo porto público do Brasil com a cerificação, destaca Médelin Pitrez dos Santos, Coordenadora de Meio Ambiente (COAMB):
“É uma mudança muito necessária para a nova fase da autoridade portuária de Itajaí, e essa mudança está relacionada à cultura e a paradigmas, e queremos implantar junto ao programa SOMAR. Eu vejo com olhos positivos essas normas internacionais que o complexo portuário quer se certificar, com a finalidade de melhorar seus processos de gestão. Estamos felizes com a implantação dessas normas internacionais até porque órgãos públicos não são certificados nessas normas, geralmente são empresas privadas que buscam essa certificação, sendo mais um diferencial par a autoridade portuária”.
Em virtude da pandemia da Covid-19 e no intuito de assegurar às medidas de segurança e proteção a saúde, no ano passado foram cancelados os eventos que ocorreriam no auditório da Superintendência do Porto de Itajaí, devido às limitações de reuniões, palestras e treinamentos. Este ano, todas as medidas preventivas para o combate da covid-19 estão estabelecidas e permaneceram ativas durante o evento. A metodologia 5S, visa o aprimoramento da organização, padronização e limpeza do local, a partir da conscientização dos colaboradores.
“Os processos de certificação da ISO são extremamente essenciais como ferramenta de governança para padronizar, definir os fluxos e o formato que precisa ser trabalhado, porém vejo que é um processo também natural pela característica do porto de Itajaí que nessas ultimas duas décadas em quase toda totalidade do momento, primou pela eficiência e qualidade total, não sendo apenas uma característica do Porto de Itajaí, mas também pelo trabalho do povo Itajaiense. A questão do antissuborno além de ser uma vontade própria, o Porto está de acordo com as melhores metodologias de governança, o poder publico tem que fomentar cada vez mais a difusão dessas boas práticas. As certificações vão elevar ainda mais a qualidade e a segurança jurídica de procedimentos da Superintendência do Porto de Itajaí”, conclui o Superintendente do Porto de Itajaí, Fabio da Veiga.
Mais informações:
*Fábio da Veiga– Superintendente do Porto de Itajaí.
*Médelin Pitrez dos Santos - Coordenadora de Meio Ambiente (COAMB). (47) 3341-8065.
*Texto: Bianca Luca - Estagiária da SECOM/COAMB –SPI. (47) 3341-8304.
*Fotos: Luciano Sens – Secretário Geral de Comunicação Social SECOM/SPI.
Autor: Luciano Sens