23 de março de 2021

Superintendente do Porto de Itajaí ingressa na FECAM.

Superintendente do Porto de Itajaí ingressa na FECAM.
Itajaí, 23 de Março de 2021.
Superintendência do Porto de Itajaí – SPI.
Secretaria Geral de Comunicação Social – SECOM.
 
Superintendente do Porto de Itajaí ingressa na FECAM.
Autoridade Portuária será representada pela Câmara Técnica de Desenvolvimento Econômico da entidade.
 
Na última quarta-feira, 17, o Superintendente do Porto de Itajaí, Fábio da Veiga, participou de uma Reunião de Trabalho na sede da Federação Catarinense de Municípios, Associações de Municípios e Consórcios (FECAM), em Florianópolis.
 
O encontro objetivou a instalação da Câmara Técnica de Desenvolvimento Econômico, e na oportunidade, foram apresentadas e discutidas soluções de combate aos efeitos, na população, quanto a redução de diversas atividades econômicas provocadas diretamente pela pandemia.
 
Representados por oito macrorregiões do Estado, o programa denominado e intitulado “Supera SC”, foi amplamente abordado através de propostas elaboradas pelos integrantes da Câmara, por meio de Secretários Municipais de Desenvolvimento Econômico. Trata-se de um programa ao que tem a finalidade de auxiliar principalmente as pequenas empresas e trabalhadores autônomos, devido serem os mais impactados desde o início das medidas restritivas estabelecidas para conter a disseminação da COVID-19.
 
A convite do membro Consultor da área de Saúde da FECAM, Jaílson Lima da Silva, o Superintendente do Porto de Itajaí, Fábio da Veiga, recebeu o convite para ingressar junto à Instituição como membro da Câmara Técnica de Infraestrutura e Logística.
 
As reuniões tendem a ser quinzenais, e o próximo encontro entre os representantes macrorregionais será realizado dia 30 de março, de forma virtual, por videoconferência. Em pauta, destaque para a escolha de um coordenador na regional de Itajaí.
 
Com base nos setores mais atingidos devido a pandemia, e que necessitam urgentemente de atenção, o programa Supera SC propõe ao Governo do Estado várias medidas, que vão desde linhas de crédito, redução da taxa de juros, pagamentos diversos, entre outras opções. Os recursos seriam provenientes do FADESC – Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Catarinense, do Fundo Pró-Emprego e ainda do superávit orçamentário registrado pelo Estado em 2020.
 
O convite ao superintendente do Porto de Itajaí, também dá espaço para amplo debate de toda logística que envolve a atividade portuária. O Porto de Itajaí, juntamente como todo o Complexo Portuário, tem grande expressividade econômica em Santa Catarina e no país.
 
“Podemos colaborar no sentido de estar participando nessa Câmara Técnica, onde estaremos acompanhando o atual panorama de desenvolvimento econômico do Estado, nos permitindo ao longo do tempo, fomentar cada vez mais nossa atividade de comércio exterior, mostrando as inúmeras possibilidades, mostrando sua evolução e principalmente a sua agilidade de mercado competitivo. Atualmente o município de Itajaí mantem o posto da segunda maior economia do Estado, e pelo porto de Itajaí, passa 60% da produção catarinense, sendo assim, esses dados já demonstram tamanha representatividade”, destaca Fábio.
 
A reunião de instalação da Câmara contou com representes da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC), FANPESC, FCDL, FIESC, BRDE, SEBRAE, Fecomércio, Facisc, MPSC, entre outras entidades de classe da Sociedade Civil Organizada.
 
Após a apresentação das propostas serem debatidas da Câmara Técnica de Desenvolvimento Econômico, serão avaliadas pelo Governo do Estado. A ALESC também poderá apresentar Projetos de Lei para garantir a efetividade das medidas emergenciais e o auxílio aos setores que mais necessitam de apoio.
 
SOBRE A FECAM
 
Com uma trajetória de 40 anos à frente do Movimento Municipalista em Santa Catarina, a Federação Catarinense de Municípios, Associações de Municípios e Consórcios – FECAM, em parceria com as 21 Associações de Municípios do estado, vem colecionando conquistas em prol do crescimento e desenvolvimento dos Municípios do estado e, consequentemente, da melhoria da qualidade de vida da população.
 
O objetivo da entidade é o de fortalecer a gestão pública municipal e dar voz aos prefeitos. A FECAM acredita que com dedicação, empenho e persistência, pode-se transformar a realidade dos Municípios, colocando-os em posição de destaque entre os entes federados.
 
A FECAM foi fundada a partir da realização de duas assembleias, que contaram com a participação de prefeitos, representantes das associações de municípios, além de diversas autoridades. Em 11 de dezembro de 1983, a federação foi declarada de utilidade pública pela Lei nº 6315.
 
 
Mais informações:
 
Fábio da Veiga – Superintendente do Porto de Itajaí. (47) 3341- 8029.
*Texto: Luciano Sens – Secretário Geral de Comunicação Social – SECOM/SPI (47) 3341-8067.
Fonte e Fotos: Assessoria de Comunicação FECAM. 
 

Autor: Luciano Sens

Aguarde