26 de fevereiro de 2021

Reunião entre Superintendência do Porto de Itajaí e Codetran discute melhorias para o trânsito no entorno do Porto de Itajaí.

Reunião entre Superintendência do Porto de Itajaí e Codetran discute melhorias para o trânsito no entorno do Porto de Itajaí.

Itajaí, 26 de Fevereiro de 2021.

Superintendência do Porto de Itajaí – SPI.

Secretaria Geral de Comunicação Social – SECOM.

 

Reunião entre Superintendência do Porto de Itajaí e Codetran discute melhorias para o trânsito no entorno do Porto de Itajaí.

Sistema Carrossel tem agilizado o fluxo de entradas e saídas de caminhões durante operações no terminal.

 

O Superintendente do Porto de Itajaí, Fábio da Veiga, esteve reunido, nessa quarta-feira (24), com o Coordenador de Trânsito da CODETRAN (Coordenadoria de Trânsito de Itajaí), Robson Alan Costa. Durante o encontro foram discutidas formas de melhorar e solucionar problemas ocasionados pelo intenso fluxo de veículos no entorno do Porto de Itajaí.

A reunião aconteceu na Superintendência do Porto de Itajaí e contou com a presença da advogada Silvia Wanderlinde, Assessora Executiva da Superintendência.

“Sabemos que o Porto é muito importante para a economia, mas sabemos das dificuldades que essa prosperidade trouxe para a cidade. Então estamos avaliando formas de melhorar o trânsito e a mobilidade no entorno do porto”, ressalta Robson Alan Costa, Coordenador de Trânsito da CODETRAN.

Para Robson os principais pontos de atenção são a Rua Silva e a Avenida Coronel Eugênio Muller, especialmente nos horários de pico. 

“Nós temos a convicção que se tivermos uma cooperação entre a Superintendência, a APM Terminals e a CODETRAN podemos melhorar bastante o fluxo dessa região, principalmente no horário de pico no sentido centro-bairro e vice-versa. Por isso, estamos viabilizando a possibilidade de firmarmos convênios entre a Autoridade Portuária e a Coordenadoria de Trânsito que podem melhorar essa situação”, ressalta Robson.

Trafegam por dia na região portuária, cerca de 4.000 veículos de pequeno porte, sem contar motos, e que acessam o porto adentrando pelo Gate principal (portão 01), em média, 1.200 caminhões diariamente. O alto fluxo de veículos traz um impacto para a mobilidade urbana e para a comunidade em seu entorno.

“Nessa conversa nós procuramos dar continuidade a melhorias que tem sido realizada com o objetivo de oferecer um melhor atendimento a toda a comunidade portuária, especialmente nesse caso, os caminhoneiros, que são fundamentais para que essa nossa engrenagem funcione”, destaca Fábio da Veiga, Superintendente do Porto de Itajaí.

Ele reforça que a Superintendência do Porto de Itajaí já está trabalhando em ações com esse objetivo:

“Nós estamos fazendo a coleta de dados no semáforo que regula o trânsito na principal entrada do porto para que, posteriormente, com base nessas informações a CODETRAN possa melhorar o conflito que ocorre ali, resolvendo aquele gargalo principalmente no trajeto centro-bairros”.

Fábiocita também a implantação do Sistema Carrossel, que desde de 2020 trouxe mais agilidade para a operação na área interna do porto. Com esse sistema todos os caminhões acessam o porto pelo Portão 1 e saem da área pelo Portão 2, facilitando a mobilidade e diminuindo os conflitos dentro da área primária.

“Todas essas ações que estamos discutindo e, algumas delas já implantamos, tem como principal objetivo melhorar as condições para a comunidade portuária e a relação porto cidade”, finaliza Fábio.

 

Mais informações:

Fábio da Veiga– Superintendente do Porto de Itajaí. (47) 3341- 8360.

*Texto: Ana Paula Baticini – Estagiária/SECOM – Secretaria Geral de Comunicação Social – SECOM/SPI (47) 3341-8067.

Fotos: Luciano Sens – Secretário Geral de Comunicação Social – SECOM.

Autor: Luciano Sens

Aguarde