Itajaí, 17 de junho de 2020.
Superintendência do Porto de Itajaí – SPI.
Secretaria Geral de Comunicação Social – SECOM.
Realizada com sucesso a manobra com maior navio porta contêineres a navegar na costa brasileira.
A operação inédita aconteceu nessa quarta-feira (17) no Complexo Portuário de Itajaí.
O “gigante dos mares” APL Paris desatracou nesta quarta-feira (17), do Complexo Portuário de Itajaí e partiu rumo ao Porto de Singapura. Essa é a primeira escala no Brasil desse navio, que é o maior navio porta contêineres a navegar na costa brasileira até o momento.
A embarcação possui 347,4 metros de comprimento e 45,2 metros de largura, em termos de comparações, é maior que a Torre Eiffel, com 300 metros de altura e seu comprimento representa o mesmo comprimento de 3,5 campos de futebol.
O meganavio tem bandeira de Singapura e pertence ao armador CMA/CGM, vinda do Porto de Caucedo (São Domingo/ Republica Dominicana), o navio chegou ao Complexo nessa terça-feira (16) onde atracou às 14:02h no berço 03 da Portonave.
A manobra de saída, que teve início às 11h, foi conduzida pelos práticos Márcio Fonseca Santiago e Pedro Cipriano e concluída às 12:40h. Cipriano é um dos profissionais de Praticagem mais antigos de Itajaí, com mais de 40 anos dedicados a esta profissão, também foi o responsável por sugerir a área da Baía Afonso Wippel como localização para a nova Bacia de Evolução.
Antes do início da manobra, a Superintendência do Porto de Itajaí, enquanto autoridade portuária, fez uma segunda etapa de homenagens com a entrega de placas de honra em reconhecimento aos esforços e colaboração de algumas entidades na realização das obras da nova Bacia de Evolução e readequação do canal de acesso ao Complexo Portuário de Itajaí (relação dos homenageados no final da matéria).
O prefeito de Itajaí, Volnei José Morastoni, e o Superintendente do Porto de Itajaí, Engº. Marcelo Werner Salles, realizaram a entrega das placas aos homenageados, simbolizando o reconhecimento pelo apoio nessa conquista.
A primeira etapa de homenagens foi realizada no dia primeiro de junho.
No uso da palavra, Volnei destacou o significado histórico desse dia, que marca uma nova era de prosperidade e insere o Complexo Portuário de Itajaí em um novo contexto de competitividade mundial:
“Esse sonho acalentado durante muito tempo, de termos essa nova Bacia de Evolução e assistir ao giro desses meganavios, encerra um ciclo de alguns anos. Essa é uma conquista coletiva, desde a Prefeitura Municipal, a Superintendência do Porto, o Governo Federal, o Governo do Estado e todas essas instituições da nossa região, aos trabalhadores portuário, por isso esse reconhecimento simbólico coletivo que temos feito para compartilhar a alegria desse momento”, ressaltou.
Essa é a 6ª manobra com navios acima de 306 metros de comprimento e até 350 metros de largura.
Sua realização contou com a coordenação e organização da Superintendência do Porto de Itajaí, Marinha do Brasil – Delegacia da Capitania dos Portos de Itajaí, Praticagem, Portonave, Guarda Portuária e empresa de rebocadores, com o apoio em solo da Codetran (Itajaí) e da Navetran (Navegantes).
“É claro e evidente o quanto os municípios de Navegantes e Itajaí cresceram em função da atividade portuária. E o apoio e parceria da municipalidade dos dois municípios, das entidades e de toda a sociedade nos permitiu chegar até aqui e operar o maior navio porta (full) contêiner que frequenta a costa brasileira. É um marco para nós, por que muitas dificuldades tiveram que ser superadas e mesmo com tantas adversidades a região de Itajaí e Navegantes tem demonstrado que quando essa comunidade se une e busca aquilo que ninguém acredita, porque o sonho aqui se torna realidade”, concluiu o Superintendente do Porto Itajaí, Marcelo Werner Salles.
Confira a lista de homenageados:
FIESC– Federação das Indústrias de Santa Catarina, representada pelo Executivo da Câmara e Conselho de Transportes e Logística da FIESC, Egídio Antônio Martorano;
Núcleo Especial de Polícia Marítima da Delegacia de Polícia Federal de Itajai/SC - NEPOM, representada Chefe do NEPOM, Jorge Mauricio Froeder;
Associação Empresarial de Itajaí-ACII, representada pelo seu Presidente, Mário César dos Santos;
Câmara de Dirigentes Lojistas, representada – CDL, representada pelo seu presidente Laerson Batista da Costa;
Intersindical dos Sindicatos dos Trabalhadores Avulsos da Orla Portuária de Itajaí, Navegantes, Florianópolis e Região do Estado de Santa Catarina, representada pelo seu presidente, Márcio Guapiano, e pelo vice-presidente, Ernando João Alves Junior;
Delegacia de Polícia Federal em Itajaí, representada pelo Delegado Chefe, Oscar Biffi;
Secretaria da Infraestrutura e Mobilidade do Governo do Estado de Santa Catarina, representada pelo secretário Thiago Vieira, acompanhado do Técnico e Fiscal das obras da Bacia de Evolução, Ivan Amaral;
Marina Itajaí, representada pelo Diretor-Geral, Carlos Gaioso de Oliveira;
Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI, representada pelo Dr. Telmo José Mezadri, Diretor de Assuntos Institucionais;
Prefeitura Municipal de Navegantes, representada pelo Prefeito Emilio Vieira;
Câmara de Vereadores de Navegantes, representada pelo seu Presidente Paulo Rodrigo Melzi;
Associação Empresarial de Navegantes (ACIN), representada pelo presidente interino, Verner Dietterle;
Sindicato das Agências de Navegação Marítima e Comissárias de Despachos do Estado de Santa Catarina (SINDASC), representada por seu Presidente Eclésio Silva;
O ex-Superintendente do Porto de Itajaí, Sr. Antônio Ayres dos Santos Jr;
Delegacia da Receita Federal de Itajaí (ausente).
Mais informações:
*Luciano Sens - Secretário Geral de Comunicação Social da Superintendência do Porto de Itajaí. (Jornalista DRT-SC 00973/JP).
*Texto: Ana Pula Baticini (Estagiária da Secretaria Geral de Comunicação Social da Superintendência do Porto de Itajaí).
*Fotos: Marcos Porto (SECOM-PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAJAÍ).
(47) 3341-8067.
Autor: Luciano Sens