Itajaí, 20 de Março de 2020.
Superintendência do Porto de Itajaí – SPI.
Secretaria Geral de Comunicação Social – SECOM.
COMUNICADO IMPORTANTE: Fechamento do Canal de acesso ao Complexo Portuário de Itajaí a partir de 13:00Hr.
Informações sobre a 11ª Manobra Especial na área da nova Bacia de Evolução: Segunda-feira 23/03/2020.
A Superintendência do Porto de Itajaí, na condição de Autoridade Portuária, vem à público informar à sociedade, em geral aos munícipes de Itajaí e Navegantes, e todos que estiverem trafegando pela região, sobre as atividades da Décima Primeira Manobra Especial com o navio “MSC CATERINA” de 299,95 metros de comprimento por 48,20 metros de largura (boca), na nova Bacia de Evolução, e o devido fechamento do canal de acesso ao Complexo Portuário de Itajaí.
A décima primeira manobra especial acontecerá na próxima segunda-feira, dia 23 de março de 2020, a partir de 13:00 horas. O horário compreendido para esta ação ficou programado em duas horas (período de Preamar – maré alta), porém, a manobra está prevista para ocorrer a partir de 13:00 até 15:00 horas. Em caso de mau tempo, ou seja, se as condições climáticas não estiverem favorecidas para essa atividade, toda a manobra será imediatamente cancelada.
Para dar toda a segurança de navegabilidade durante o teste, o canal de acesso ficará interditado e por um período, as atividades de rotina no Ferry Boat, Marina Itajaí e frota pesqueira, serão interrompidas. Após encerrado a nova manobra de teste, todos estes locais estarão aptos a retornarem com suas atividades.
O navio “MSC CATERINA” (bandeira do Panamá), pertence ao Armador MSC. Vindo do Porto de Rio Grande (RS), sua atracação ocorrerá na segunda-feira, 23 de março, no Terminal Portonave, com berço ainda a ser definido para devida atracação. Sua desatracação está prevista para ocorrer no mesmo dia, ou no dia seguinte, terça, 24, conforme programação. Seu destino marítimo está programado para o Porto de Paranaguá (PR).
MANOBRA DE GIRO INVERSA
Ao contrário das seis primeiras manobras, em que os navios desatracavam do cais, vinham de popa (ré) até a área da nova Bacia de Evolução, faziam o giro de 180º partindo de proa (frente) para fora do canal de acesso, agora, o navio faz inicialmente o giro de 180º na área da bacia e na sequência, segue de popa (ré) até o local de atracação. Trata-se de uma manobra inversa e quando o navio atracar junto ao cais do terminal, se dá por encerrada a manobra.
Ao entrar na nova área da Bacia de Evolução e posteriormente seguir seu percurso até um dos berços daPortonave, a partir de 13:00 horas, acredita-se que toda a duração desta segunda manobra ocorra em até 1h30 minutos.
A Superintendência do Porto de Itajaí informa que as seis primeiras manobras especiais com navios de 300 metros foram realizadas com sucesso na nova Bacia de Evolução. Nesta nova etapa as embarcações farão o giro de entrada e serão rebocados de ré (popa) até os terminais do complexo (Portonave/APMT).
Todas as operações estarão sendo totalmente acompanhadas e monitoradas pela Superintendência do Porto de Itajaí, Delegacia da Capitania dos Portos de Itajaí (Marinha), Praticagem, Terminais Portuários (APMT e PORTONAVE), e empresas de rebocadores.
Em área terrestre, no lado de Itajaí, para auxiliar no trânsito próximo a entrada do Ferry Boat, durante o horário de teste de manobra, agentes de trânsito da Codetran estarão acompanhando a ação e promovendo a organização nas vias de acesso ao ferry boat.
Inspetores da Guarda Portuária também estarão acompanhando os trabalhos de manobra e ficarão situados de fronte aos portões da empresa, em Itajaí e Navegantes, para dar segurança durante o período.
A nova Bacia de Evolução, nesta primeira etapa, contempla 500 metros de diâmetro e profundidade de 14,00 metros.
Respeitosamente,
Att
SUPERINTENDÊNCIA DO PORTO DE ITAJAÍ.
Texto e Foto: Luciano Sens
Jornalista DRT-SC 00973/JP.
Secretaria Geral de Comunicação Social da Superintendência do Porto de Itajaí.
(47) 3341-8067.
Autor: Luciano Sens