Itajaí, 11 de dezembro de 2019.
Superintendência do Porto de Itajaí – SPI.
Assessoria de Comunicação Social – ASCOM.
Segundo Seminário Relação Porto Cidade será realizado na terça-feira (17).
O evento terá palestras sobre o Porto de Itajaí e os programas de monitoramento e controle desenvolvidos pela UNIVALI.
A Superintendência do Porto de Itajaí, na condição de Autoridade Portuária, promove em parceria com a Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI, a segunda edição do Seminário intitulado “Relação Porto Cidade”.
O evento acontece na próxima terça-feira (17), das 9h às 18h, no auditório Martin Schmeling, na sede administrativa da superintendência.
Segundo Médelin Pitrez dos Santos, Gerente de Meio Ambiente da Superintendência do Porto de Itajaí, o objetivo do seminário é apresentar as ações e projetos desenvolvidos pelo porto a toda a comunidade que é impactada pela atividade portuária:
“Esse evento é parte integrante do nosso Programa de Comunicação Social. Usamos essa ferramenta para divulgar tudo que estamos fazendo e os nossos projetos futuros. Nessa segunda edição vamos apresentar as ações realizadas 2019 e os projetos para 2020, especialmente as obras da Bacia de Evolução, que teve sua primeira etapa concluída e está em fase de testes”.
As palestras serão ministradas por representantes da Superintendência do Porto de Itajaí, dentre eles o Superintendente Eng. Marcelo Werner Salles, representantes da prefeitura e por professores e técnicos da UNIVALI.O impacto ambiental e na mobilidade urbana, as obras de modernização e ampliação do porto e o novo acesso aquaviário, bem como as ações realizadas para minimizar o impacto causado pela atividade portuária estão entre os temas abordados ao longo do dia.
De acordo com o Professor Jurandir Pereira Filho, a realização desse seminário é importante para que a comunidade entenda melhor essa relação entre o porto e a cidade:
“A atividade portuária é naturalmente causadora de impactos ambientais, por isso são necessários programas de controle para minimizar esses prejuízos. Essa é uma das exigências para a liberação das licenças necessárias no desenvolvimento da atividade portuária e a UNIVALI oferece ao porto de Itajaí, através de uma parceria técnico-científica, um programa de monitoramento ambiental. Nesse evento, em parceria com a Superintendência do Porto de Itajaí e a prefeitura, vamos apresentar todo o trabalho desenvolvido pelo programa, a situação ambiental do porto e a importância dessa atividade para a cidade”.
Médelin reforça que toda a comunidade está convidada a participar: “O Seminário é aberto a toda a comunidade portuária - nossos colaboradores, usuários do porto e a comunidade em geral, mesmo que não seja envolvida ou impactada diretamente por nossa atividade”.
A inscrição é gratuita e pode ser feita no link abaixo:
https://www.univali.br/eventos/meio-ambiente/Paginas/evento3769.aspx
Confira a programação das palestras:
Manhã:
09h00 – Abertura
09h30 – A Modernização e Ampliação do Porto de Itajaí - Eng. Marcelo Salles, (Superintendente. do Porto de Itajaí )
10h00 – O Porto de Itajaí e a Mobilidade Urbana: Projetos para o Entorno da Área Portuária – Prefeitura Municipal de Itajaí
10h30 – Intervalo
10h50 – Sistema de Monitoramento do Parâmetros de Navegação do Acesso Aquaviário do Porto de Itajaí- Eng. André L. Pimentel C. Silva Jr. (DiTec - Porto de Itajaí)
11h20 – O Índice de Desempenho Ambiental dos Portos: Como está o Porto de Itajaí - Eng. Amb. Médelin Pitrez dos Santos (GEAMB Porto de Itajaí)
12h00 – Intervalo para Almoço
Tarde:
14h00 – Os Programas de Monitoramento e a Supervisão Ambiental- Muriel Deon do Amaral, Biol., UNIVALI
14h30 – A Hidrodinâmica do Estuário e o Monitoramento Meteoceanográfico - Prof. Dr. Mauro Michelena Andrade, UNIVALI
15h00 – Programa de Monitoramento da Qualidade do Ar e Ruído - Prof. Dr. Renan Testolin /Prof. Dr. Claudemir Radetski, UNIVALI
15h30 – Monitoramento da Água de Lastro : Resultados e Tendências - Prof. Dr. Márcio Tamanaha, UNIVALI
16h00 – Intervalo
16h20 – Pesca Artesanal: Resultados e Conflitos – Aline Nogueira, Oc./Prof. Dr. Paulo R. Schwingel, UNIVALI
16h50 – O Problema da Toxicidade do Sedimento- Prof. Dr. Charrid Resgalla Jr. UNIVALI
17h10 – Resgate e Reabilitação de Fauna: Procedimentos e Estrutura de Atendimento - Oc. Jéferson Luis Dick, UNIVALI
17h40 – Avaliação Geofísica dos Locais de Despejo (Bota-Foras)- Prof. Dr. José Gustavo Natorf Abreu, UNIVALI
18h10 – Encerramento
Mais Informações:
Jurandir Pereira Filho– Laboratório de Oceanografia Química e Poluição Marinha.
Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI www.univali.br
(47) 3341-7721.
E-mail: jurandir@univali.br
Gerência de Meio Ambiente da Superintendência do Porto de Itajaí:
Médelin Pitrez dos Santos- Gerente de Meio Ambiente.
(47) 3341-8065.
E-mail: meioambiente@portoitajai.com.br
*Texto: Ana Paula Baticini – Estagiária/ASCOM - Assessoria de Comunicação – ASCOM/SPI (47) 3341-8067.
Autor: Luciano Sens