13 de maio de 2009
TECONVI trabalha na modernização do Porto de Itajaí
Dois portêineres adquiridos pelo TECONVI estão a bordo do navio Zhen Hua 27 da fabricante chinesa ZPMC. Procedente da China, o navio está atracado em Santos para descarga de outros equipamentos e em seguida irá para Itajaí, onde os portêineres serão descarregados em junho, entrando em operação a partir de agosto.
A aquisição dos dois portêineres é parte do projeto de expansão e modernização das operações realizadas no Porto de Itajaí. O TECONVI, empresa do grupo global APM Terminals, já investiu mais de R$ 100 milhões nas obras do terminal em Itajaí.
A direção da empresa, pretende igualar o TECONVI – Terminal de Contêineres do Vale do Itajaí - aos demais terminais da APM operados no mundo, empregando na região a mesma tecnologia e equipamentos.
Os guindastes pertencem à categoria pós-Panamax e são do tipo twin–lift, com capacidade para levantar até dois contêineres cheios de 20 pés ao mesmo tempo. Cada equipamento possui uma lança com 47 metros de comprimento, permitindo melhor alcance de unidades localizadas no lado oposto do navio e possibilitando atendimento de embarcações com capacidade de até sete mil TEUs.
Expansão: o que já foi feito
Em 2008 o TECONVI recebeu 18 novas reach stackers, três novos guindastes móveis (MHC – Mobile Harbor Crane) da marca Liebherr, inaugurou uma nova área para armazenagem de contêineres com 25 mil metros quadrados, entregou o novo edíficio da Capitania dos Portos e implementou um novo sistema para gerenciamento e controle do terminal.
Recentemente, concluíram-se as obras do novo berço de atracação com 215 metros de extensão que futuramente será acrescido de 70 metros. Até o fim de junho 744 novas tomadas para contêineres refrigerados serão disponibilizadas para os clientes conforme o cronograma abaixo:
20 de maio: + 80 tomadas = Total 244
30 de maio: + 80 tomadas = Total 324
15 de junho: + 180 tomadas = Total 504
30 de junho: + 240 tomadas = Total 744
Quando finalizadas as obras, o TECONVI ofecerá ainda um novo portão com três linhas de saída para caminhões.
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