07 de maio de 2009
Centro encerra atividades mais de 87% dos casos solucionados
Criado por tempo determinado, o Centro de Atendimento e Orientação ao Cidadão encerra suas atividades no dia 08, sexta-feira, e comemora a solução de 87,8% dos casos apresentados.
O Centro de Atendimento e Orientação ao Cidadão (CAOC) – criado em janeiro deste ano pelo prazo determinado de cem dias – encerra suas atividades nesta sexta-feira, 08, com 87,8% dos casos registrados solucionados. A criação do órgão resultou de iniciativa da Assessoria Extraordinária para Assuntos da Recuperação, com o apoio da Prefeitura e Porto de Itajaí, para prestar à comunidade atingida pelas cheias de novembro um atendimento individualizado, ágil e eficaz nos processos de auxílio e orientação.
Para o superintendente do Porto de Itajaí, eng. Antônio Ayres dos Santos Júnior, os auxílios prestados pelo Centro tiveram grande importância no processo de recuperação do município e no resgate da cidadania da população atingida pelas enchentes. “cumprimos com o compromisso de servir de apoio, orientar o cidadão nesse momento especial que viveu nossa comunidade.” Disse Ayres.
Wander Agaci Matuk, que esteve à frente do Centro durante os cem dias de operações, diz que os objetivos do centro [de registrar, acompanhar e monitorar as reclamações e solicitações dos cidadãos e mediar junto às secretarias e órgãos municipais os atendimentos] foram plenamente cumpridos. “Dos 198 casos registrados durante os mais de três meses de atendimento, 87,8% deles foram solucionados e 12,2% dos casos continuam em andamento ou trâmite final nas respectivas secretarias, o que comprova a eficácia dos trabalhos”, diz.
Entre as atuações efetivas do Centro, informa Matuk, tiveram destaque o transporte e acompanhamento de pessoas necessitadas às secretarias e centros de saúde [possibilitando maior agilidade nos atendimentos], informações e orientações às pessoas que necessitaram obter a documentação para habilitação aos processos dos benefícios Auxílio Reação e Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), além da obtenção de vagas em creches municipais para famílias atingidas e apoio aos serviços de visita e interdição de residências em acompanhamento aos funcionários da Defesa Civil.
“Nossas equipes também buscaram apoio de empresários de Itajaí e região para a obtenção e distribuição de mais de 500 cestas básicas e participaram de campanhas institucionais da Prefeitura para arrecadação de donativos que posteriormente foram distribuídos à população carente.”
Diferencial – O sistema de atendimento adotado pelo Centro foi caracterizado pela atenção especial e individualizada às pessoas que procuraram auxílio no acompanhamento de cada caso. “Todas as reclamações e solicitações foram cadastradas e acompanhadas individualmente. Diferencial que foi fundamental para os resultados positivos que obtivemos”, acrescenta Matuk. Ele defende que o monitoramento preciso e eficiente realizado pelo Centro possibilitou às secretarias agilizar as soluções dos casos apresentados, dos mais simples aos extremamente complexos.
Continuidade – Os trabalhos foram realizados por servidores de carreira da Superintendência do Porto de Itajaí sem qualquer gratificação extra. Com o fim dos trabalhos do Centro de Atendimento e Orientação ao Cidadão, eles retornam aos seus cargos de origem. Mas, os trabalhos não param. Mesmo com o encerramento das atividades, os servidores que atuaram no Centro continuarão prestando auxilio à comunidade voluntariamente. Desenvolvem ações em parceria com a Comissão do Bem Estar do Menor de Itajaí (Combemi) para angariar recursos para investimentos na instituição e em prol da Associação de Amparo às Pessoas com Câncer.
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