27 de agosto de 2018

Porto de Itajaí recebe 1244 veículos em mais um teste da montadora General Motors (GM).

Porto de Itajaí recebe 1244 veículos em mais um teste da montadora General Motors (GM).

Porto de Itajaí recebe 1244 veículos em mais um teste da montadora General Motors (GM).

Com esta operação o acumulado de desembarque de veículos da montadora sobe para 3763 unidades.

 

O Porto de Itajaí, através da arrendatária APM Terminals, recebeu na tarde desta segunda-feira (27), sua quarta operaçãoteste de veículos pela montadora General Motors (GM-Chevrolet).

A atração e operação de desembarque através do sistema Roll-On Roll-Off (quando os veículos são conduzidos para fora do navio e encaminhados para uma área primária do porto), aconteceu no berço 2 e já era esperada para ser realizada durante o final de semana, porém, o navio EURASIAN HIGHWAY, de bandeira japonesa, teve sua partida do porto de Santos (SP) atrasada e somente adentrou ao Rio Itajaí-Açu hoje por volta de 16:30 horas.

A última operação teste realizada em julho da GM desembarcou cerca de 1000 carros onde passou por um teste rigoroso da montadora, que tem como exigência o desembarque médio de 100 carros por hora, o que a equipe do Porto de Itajaí tem obtido êxito desde que a primeira operação se iniciou em 9 de junho de 2018 com 105 carros por hora, sem registros de avarias.

A Operação:

Após a atracação do navio e sua documentação checada pelos órgãos competentes, a operação se inicia com os trabalhadores avulsos conduzindo os carros do navio até o armazém 3 dentro do recinto portuário alfandegado, após isso todos os veículos passam por uma inspeção minuciosa onde são checados desde seu interior, porta-malas, pneus, lataria e outros itens do carro para que caso possua alguma avaria já seja informado a montadora. Na continuidade os veículos são novamente movidos até o Recinto Alfandegado Contíguo (RAC), cujo espaço físico tem 25 mil metros quadrados de área, fazendo um breve cruzamento pela Rua Blumenau (com o apoio da CODETRAN, órgão de trânsito de Itajaí), onde são inseridos em caminhões cegonha para assim serem encaminhados ao seu destino final.

Todo o procedimento e excelência se deram ao fato de que desde o início da primeira operação em Junho os membros responsáveis da Superintendência do Porto de Itajaí, Gerência e diretores de Relações Governamentais da General Motors no Brasil – Gestão Logística (TEGMA), diretores da  APMT de Itajaí, diretores da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Prefeitura Municipal de Itajaí através das Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda, da  Fazenda e Procuradoria Geral do Município realizaram reuniões em busca do procedimento correto para a operação fluir da melhor maneira possível, não afetando as demais operações no cais público e nem afetando o trânsito de Itajaí para o momento de transferência dos veículos para o RAC.

O navio, de aproximadamente 200 metros de comprimento e 33 de boca, desembarca 1244 veículos, sendo 894 unidades do modelo Tracker LT, Premier e 350 unidades do modelo Equinox LT\ Premier. Suas operações devem iniciar às 20:00 horas e sua previsão de saída do porto está programado para às 13:00 horas de terça-feira. Todos os veículos desta quarta operação foram embarcados e trazidos pelo México.

Toda a operação será avaliada novamente pela montadora internacional, que busca importar futuramente cerca de 5 mil veículos/mês através de operações quinzenais, ou seja, a cada 15 dias.

Segundo informações apuradas, para o mês de setembro estão previstas três novas atracações testes.

 

Mais informações:

 

Assessoria de Comunicação Social da Superintendência do Porto de Itajaí – ASCOM.

Texto: Fabrício Zarrilli Pereira (Estagiário).

Fotos: Luciano Sens.

(47) 3341-8067.

 

Autor: Luciano Sens

Aguarde