Simulado de Vazamento de Óleo no berço 04.
Equipes de resgate atuaram em conjunto.
No dia 16 de Março de 2018 a Superintendência do Porto de Itajaí, através de sua Gerência do Meio Ambiente, realizou a simulação de emergência no Rio Itajaí-Açu.
Na oportunidade foi encenado o vazamento de 300 litros de óleo por parte de um gerador da Empresa SERVENG, localizado na balsa utilizada nas operações que servem de apoio as obras do berço 4.
O exercício ocorre a cada semestre e procura trazer maior eficiência para casos reais, fazendo que o serviço de contenção, reparo e atendimento de vítimas seja mais eficaz e prático para a equipe.
A simulação ocorreu de forma rápida e precisa, tendo uma duração aproximada de 4 horas, e envolveu membros da equipe da Guarda Portuária, SERVENG e Base de Emergência do Porto de Itajaí. Foram realizados os protocolos de segurança, delimitação de áreas de risco e sucessivamente a contenção e recolhimento de óleo com o uso de barreiras e equipamentos Eskimmers (equipamento desenvolvido para efetuar a remoção de contaminantes refinados de petróleo, como gasolina, diesel e outros hidrocarbonetos, em águas e solos degradados).
Durante a ação também foi realizado um simulado de emergência de contaminação de aves. Uma equipe de resgate marinho da UNIVALI atuou junto ao treino e fizeram o resgate das aves contaminadas, sendo as mesmas encaminhadas para o setor de descontaminação e posteriormente ao centro de reabilitação de fauna marinha, localizado no Campus da Univali, no município de Penha.
Informações Adicionais:
João V. da Silva - Estagiário da Gerência de Meio Ambiente da Superintendência do Porto de Itajaí.
(47) 3341-8065.
Texto: Fabricio Pereira (Estagiário ASCOM/SPI).
Fotos: Gerência de Meio Ambiente SPI.
Autor: Luciano Sens