7° Juntos pelo Rio recolheu dez toneladas de resíduos dos rios da região.
Ação reuniu cerca de 800 voluntários no sábado (24)
A sétima edição do mutirão de limpeza Juntos pelo Rio e Contra o Aedes aegypti recolheu, no sábado passado (24), dez toneladas de resíduos dos rios da região. Cerca de 800 voluntários e 20 embarcações ajudaram na coleta dos materiais em Itajaí, Navegantes e Penha. O montante de lixo retirado dos rios foi 47% maior do que no ano passado, quando foram recolhidas 6,8 toneladas de resíduos recicláveis e não recicláveis.
Organizado pelo Município de Itajaí, por meio do Porto de Itajaí e Semasa, o mutirão é alusivo ao Dia Mundial da Água e tem como objetivo sensibilizar a população para a quantidade de lixo que é despejada nos rios. Ao todo, as cooperativas participantes contabilizaram três toneladas de resíduos recicláveis e sete toneladas de materiais não recicláveis.
“O mutirão tem contribuído na conscientização da comunidade e todos os anos sempre há muitos voluntários engajados. Porém, infelizmente, a cada ano nos impressionamos com os resíduos que encontramos nos rios. Já chegamos a retirar cinco geladeiras em uma edição do mutirão e neste ano novamente foi recolhida uma grande quantidade de lixo”, relata Natália Pires, uma das responsáveis pela organização do evento.
Nesta edição, os voluntários fizeram a limpeza no Rio Itajaí-Açu (Itajaí e Navegantes), na Baía Afonso Wippel, no canal retificado do Rio Itajaí-Mirim (bairro São Vicente) e no Rio Gravatá (Navegantes e Penha). Por terra, os trabalhos se concentraram na Avenida Beira-Rio, Molhes da Barra, Praia da Atalaia e prainhas.
Os agentes de endemias da Secretaria de Saúde de Itajaí também participaram do mutirão promovendo uma blitz educativa de combate à dengue, chikungunya e zika vírus na Avenida Beira-rio.
Já na Marina Itajaí, foram oferecidas oficinas de educação ambiental para crianças, música ao vivo, exposições e orientações para o combate ao Aedes aegypti com brincadeiras de caça ao tesouro, organizadas pelo Núcleo de Controle de Zoonoses da Vigilância Epidemiológica de Itajaí.
Informações adicionais:
Secretaria de Comunicação
Maikeli Alves / Luciano Sens
Telefones: (47) 3249-5524 / 3341-8067
E-mail: imprensa.sms@itajai.sc.gov.br / lucianosens@portoitajai.com.br
Natália Pires
Telefone: (47) 3344-9008
E-mail: natalia.pires@semasaitajai.com.br
Médelin Pitrez
Telefone: (47) 3341-8065
E-mail: medelin@portoitajai.com.br
Texto: Maikeli Alves (SECOM/SPI).
Fotos: Marcos Porto (SECOM/PMI).
Autor: Luciano Sens