Após a comunicação formal feita pela Superintendência do Porto de Itajaí à Autoridade Marítima, exercida pela Delegacia da Capitania dos Portos, iniciou nesta as investigações referentes a acidente ocorrido às 7h25 desta terça-feira, 29, durante a operação da embarcação Monte Pascoal, de propriedade da empresa armadora Hamburg Süd. O navio tem 272 metrosde comprimento e 40 metros de boca. A sua tonelagem bruta é 69.132 toneladas.
O incidente ocorreu durante a manobra de atracação do cargueiro na Portonave S/A, quando a praticagem fazia o giro da embarcação, que acabou colidindo o bulbo contra o berço 01 do Porto de Itajaí, operado pela APM Terminals. Segundo documento encaminhado pela empresa Itajaí & Navegantes Pilots, responsável pelas manobras no Complexo, à Autoridade Marítima, durante o giro para a atracação do navio Monte Pascoal, o mesmo adquiriu segmento à vante e encostou o bulbo no berço da APM Terminals, mesmo utilizando máquina atrás para parar.
Em nota a APM Terminals informa que os danos ao berço 01 estão sendo avaliados por um grupo de técnicos, composto inclusive por mergulhadores, para definir se o impacto foi apenas superficial ou também foi estrutural. Ainda é prematuro divulgar qualquer posição definitiva, uma vez que se faz necessária uma análise mais aprofundada, informa a empresa.
Apesar do incidente, as operações da APM Terminals seguem normalmente no berço 2.