O secretário de Estado de Infraestrutura, João Carlos Ecker, assinou na segunda-feira, 21, a autorização para a mobilização do canteiro de obras, para que a empresa Triunfo possa dar início à primeira fase das obras dos novos acessos aquaviários do Complexo Portuário do Itajaí.
A obra, custeada pelo Governo do Estado, terá o custo de R$ 104 milhões e possibilitará ao Complexo – formado pelo Porto Público, APM Terminals Brasil, Portonave Terminal Portuário de Navegantes e demais terminais instalados a montante – operar navios com até 335 metros de comprimento com 48 de boca. Hoje o Complexo está limitado a operações com navios com o comprimento máximo de 306 metros. O prazo para a conclusão é de 18 meses.
A licitação para a primeira fase da obra de novos acessos foi vencida pela empresa Triunfo Engenharia e o contrato foi assinado pelo governador do Estado, Raimundo Colombo, em março de 2015. No entanto, entraves burocráticos no processo licitatório para a contratação da empresa que fiscalizará a obra impediram que os serviços fossem iniciados anteriormente.
Para o superintendente do Porto de Itajaí, Antonio Ayres dos Santos Júnior, a obra é fundamental para Itajaí se manter no mercado, num momento em que os armadores estão otimizando seus serviços e ampliando os tamanhos dos navios. “É a competitividade do Porto de Itajaí e dos demais terminais que formam o Complexo que está em jogo”, acrescenta.