O Complexo Portuário do Itajaí chegou ao final de setembro com 717 atracações registradas, entre 1º de janeiro e 30 do mês passado, com 9,34 milhões de toneladas operadas. O crescimento no número de escalas foi de 3% e no volume de cargas, de 4%. Agora, se analisadas apenas as cargas conteinereizadas, o índice de crescimento acumulado no período fica em 2%. Foram movimentados 816,94 mil TEUs (Twenty-foot Equivalent Unit – unidade internacional equivalente a um contêiner de 20 pés) nos nove primeiros meses deste ano, ante 799,04 mil TEUs em igual período de 2014.
No sentido das exportações, o frango lidera a pauta, com 32,78% (US$ FOB), seguido pelas carnes diversas (20,96%) e pelos itens mecânicos e eletrônicos (16,17%). Nas importações a pauta é liderada pelos itens mecânicos e eletrônicos (35,49%), seguido pelos produtos químicos (22,96%) e pelos têxteis diversos (18,49%).
“Podemos considerar que os volumes de cargas operados em setembro foram bons, uma vez que nos dias 29 e 30 de setembro o Complexo operou com restrições devido às fortes chuvas registradas em todo o vale do Itajaí e o consequente aumento na correnteza”, informa o diretor Executivo Heder Cassiano Moritz. Para o superintendente Antonio Ayres dos Santos Júnior, a expectativa é de que esse percentual de crescimento na movimentação de contêineres, de 2%, seja mantido até o final deste ano, podendo crescer, no máximo, um ou dois pontos percentuais, devido a tendência natural de aumento nas importações nos últimos meses do ano.