03 de março de 2009
Porto de itajaí é referência na coleta de óleo de cozinha
A Gerência do Meio Ambiente do Porto de Itajaí realiza desde 2005 o serviço de coleta e distribuição de materiais de resíduos contaminados e não contaminados. Trata-se do Programa de Educação Ambiental em que profissionais do setor ministram palestras de conscientização ambiental em universidades e escolas da rede municipal, estadual e particular de ensino.
Entre os materiais de resíduos reciclados não contaminados estão: óleo de cozinha (vegetal), paletes de madeiras, papéis em geral, copos plásticos e isopor. Compreende-se como materiais de resíduos reciclados contaminados, materiais como: galões e latas de tinta, estopas, mantas absorventes, pilhas alcalinas e de aparelhos de telefone celular e lâmpadas fluorescentes. De acordo com a Assessora da Gerência do Meio Ambiente, Medelín Pitrez dos Santos, todos os materiais coletados têm um destino: “Assim que coletamos todos os resíduos, separamos o que serão doados ou não. No caso dos materiais não contaminados, fazemos a doação para uma cooperativa localizada no Bairro Espinheiros (COOPERFOZ) e não temos despesas com o fornecimento. Em relação aos materiais contaminados, encaminhamos para um aterro industrial em Blumenau e neste processo temos custos”, afirma.
Próximo a sede da superintendência do Porto, existe um departamento temporário de resíduos, onde serve de posto de coleta. A Assessora da Gerência do Meio Ambiente explica ainda que, no ano passado, em 2008, foram arrecadados mais de 300 litros de óleo de cozinha usado e até o momento, somente neste ano, a coleta já é de cerca de 70 litros , “O que mais recebemos aqui no setor de coleta é o óleo vegetal de cozinha e por isso gostaríamos de conscientizar cada vez mais a população de que todo o óleo arrecadado é destinado para uma empresa de transportes de resíduos onde o mesmo óleo será aproveitado para a fabricação do bio-diesel”, esclarece.
De acordo com o responsável pela Gerência do Meio Ambiente do Porto – engenheiro civil Amilton Machado Alcântara, o objetivo desse serviço é dar uma destinação ambientalmente correta a todos os materiais que não tem mais uso e sensibilizar as pessoas quanto as necessidades de conservar o Meio Ambiente para as futuras gerações, mostrando para a comunidade que esta ação, realizada pelo Porto de Itajaí poderá ajudar na preservação ambiental, “Apenas 1 litro de óleo, mal acondicionado no meio ambiente é capaz de contaminar 1 milhão de litros de água, formando sobre a superfície uma fina camada que bloqueia a passagem de luz na água, eliminando qualquer espécie viva”, esclarece.
-
25 de novembro de 2024 Complexo Portuário do Rio Itajaí Açu recebe draga de sucção (Hopper)leia mais
-
22 de novembro de 2024 Complexo Portuário do Rio Itajaí-Açu movimenta mais de 1,3 milhão de toneladas em outubroleia mais
-
21 de novembro de 2024 Diretoria da Superintendência do Porto de Itajaí recebe visita de Comitiva da Marinha do Brasilleia mais