21 de março de 2014

Juntos pelo Rio tem sua primeira ação neste sábado

Juntos pelo Rio tem sua primeira ação neste sábado

As ações da 3ª edição do evento “Juntos pelo Rio” tem início neste sábado, 22, com trabalho de educação ambiental que será desenvolvido em parceria com Grupo de escoteiros do mar Almirante Tamandaré, de Itajaí; e Grupo Bombeiro Voluntário Mirim, de Navegantes. A ação engloba a visitação às empresas de pesca instaladas nas margens direita e esquerda do rio Itajaí-Açu e entrega de panfletos de conscientização, relacionados ao descarte correto dos resíduos aos trabalhadores.
A programação terá início às 8h deste sábado, com palestra de educação ambiental para os escoteiros e bombeiros mirins, seguida do trabalho de campo. Já a segunda etapa está programada para o dia 29 de março, com um grande mutirão de limpeza do rio Itajaí-Açu.
As ações são coordenadas pelo Porto de Itajaí e Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura de Itajaí (Semasa) e conta também com a participação de vários parceiros dos setores público e privado. “É um evento de todos”, diz a engenheira ambiental e gerente de Meio Ambiente do Porto de Itajaí, Medelin Pitrez dos Santos.

O Programa – “Após ser eleita pela segunda vez consecutiva como uma das paradas da Regata Volvo Ocean Race, temos o compromisso de manter seu foco nas ações de cunho sustentável. Esse é o diferencial da Stopover Itajaí e faz parte de um conceito firmado nos princípios de sustentabilidade, equilíbrio das dimensões econômicas, sociais e ambientais, em toda a sua concepção, a fim de diminuir os impactos em seu resultado”, explica Medelin.
Segundo a engenheira, é dentro desse conceito que foi desenvolvido o programa Stopover Itajaí Sustentável 2014-15, com o desafio de realizar um evento nos melhores moldes de sustentabilidade. “Será uma oportunidade de mostrarmos a todos que podemos unir sustentabilidade com desenvolvimento econômico, buscando, além da redução dos impactos ambientais, o enfoque na valorização do ser humano e a promoção de ações de inclusão social.”, acrescenta.
As propostas têm por objetivo de mostrar que é possível ser mais sustentável, por meio da aplicação de soluções práticas e viáveis. “E, para atingirmos essa meta, proporcionaremos que os visitantes da Vila da Regata acompanhem a separação e reciclagem dos resíduos, produção de energia eólica, consumo consciente de água e luz, quantificação e neutralização das emissões de CO2, entre outras ações sustentáveis”, explica Medelin.
A estrutura de minimização dos impactos durante o evento e sensibilização social abrange ainda mutirões de limpeza de praias e rios, plantio de mudas em áreas degradadas, regata ecológica, utilização de copos biodegradáveis, segregação e reciclagem dos resíduos gerados, ecopontos de coleta de pilhas, baterias e óleo vegetal usado. No entanto, estão previstas ainda outras ações, que estão em fase de planejamento.
 

Aguarde