Faltam menos de 250 quilômetros para o GDF SUEZ cruzar a linha de chegada e completar os 10 mil quilômetros entre Le Havre, na França, e Itajaí, no Brasil. Com média de 16 km/h, o barco de Sébastien Rogues e Fabien Delahaye pode completar o percurso na noite desta sexta-feira (29). As chuvas do dia anterior e a previsão de mais água podem diminuir a velocidades dos ventos que empurram o veleiro francês para o porto.
“Gostaríamos de chegar durante o dia, mas o que importa é terminar em primeiro lugar. Estamos trabalhando muito a bordo para igualar a média de velocidade dos adversários”, explicou Fabien Delahaye.
Na cola do GDF SUEZ, dois barcos prometem fazer um final de regata emocionante. Na madrugada de sábado (30), os espanhóis do Tales de Santander 2014 e a dupla franco-alemã do Maré devem entrar quase juntos nos molhes de Itajaí (SC).
“Estamos cansados, mas felizes na disputa da regata. Esperamos ventos fracos na chegada a Itajaí. Com sorte, nós podemos subir no lugar mais alto do pódio. Mas a realidade é que conseguimos diminuir a diferença para o líder e o Mare, que está em terceiro, vem junto”, disse Alex Pella, do Tales de Santander 2014.
A Classe 40 reúne o maior número de barcos da Transat Jacques Vabre. São 23 a caminho de Itajaí. Os veleiros largaram no dia 7 de novembro de Le Havre e fizeram uma parada em Roscoff, também na França, para esperar a diminuição da força dos ventos no Canal da Mancha. Apenas três barcos desistiram.
29 de novembro de 2013
GDF SUEZ deve cruzar a linha de chegada

-
17 de abril de 2025 Ministério dos Portos apoia projetos que ampliam a competitividade do Porto de Itajaí Superintendente do Porto de Itajaí João Paulo Tavares Bastos participou de reunião em Brasília, nessa quinta-feiraleia mais
-
16 de abril de 2025 Movimentação de cargas no Porto de Itajaí registra 1,2 milhão de toneladas no mês de março Crescimento foi de 10% em relação ao mesmo período do ano passadoleia mais
-
15 de abril de 2025 Federalização: balanço de 100 dias de gestão do Governo Federal no Porto de Itajaí Na avaliação do Superintendente João Paulo Tavares Bastos os principais resultados foram: crescimento no faturamento, aumento na arrecadação e a manutenção dos cargos e salários dos servidores e trabalhadores portuáriosleia mais