07 de novembro de 2013

Classe40 fará escala antes de seguir para Itajaí

Classe40 fará escala antes de seguir para Itajaí

Le Havre: A direção da competição decidiu, com base nas últimas análises meteorológicas, que a Classe 40 terá que fazer uma parada antes de seguir a Itajaí, no Brasil. Uma tempestade deve atingir o golfo da Biscaia, entre a costa sudoeste de França e a costa norte da Espanha no sábado. Por isso, os 26 barcos de 40 pés deverão se abrigar no porto de Bloscon, em Roscoff, na região da Bretanha. A parada deve durar cerca de 24 horas. Os demais barcos das categorias IMOCA, Multi50 e MOD70 percorrem sem interrupções as 5.450 milhas de Le Havre, na França, até Itajaí.
De acordo com a direção de competição, a medida foi adotada porque, como os veleiros da Classe 40 os são menores e os mais lentos da regata, eles poderiam ficar presos na tempestade no golfo da Biscaia. Para se abrigarem no porto de Bloscon, os velejadores terão que desviar seis milhas da rota original. Os barcos devem chegar no pit-stop amanhã à tarde (no horário francês).
Durante a parada, as 26 embarcações ficam proibidas de reforçar o abastecimento e de obter assistência técnica com um membro externo da tripulação. Quando for autorizada a nova largada para a Classe 40, o que deve acontecer após 24 horas, os barcos sairão na mesma ordem de chegada.
Para os competidores das categorias IMOCA (monocasco), Multi50 (multicasco) e MOD70 (multicasco) a prova segue sem interrupções. Eles devem passar sem dificuldades pela tempestade.
Ao todo, a Transat Jacques Vabre terá 5.450 milhas náuticas, ou quase 10 mil quilômetros entre o noroeste da França e o sul do Brasil. A regata completa 20 anos nessa temporada e é sempre disputada em duplas. Ao todo, são 88 velejadores e 44 barcos inscritos: 26 da Classe 40, 10 da IMOCA, seis da Multi50 e dois MOD70.
Os barcos partiram de Le Havre às 13h (10h no horário de Brasília) com vento soprando entre 10 e 20 nós, céu encoberto e chuva fina constante.
 

Aguarde