Um navio do tipo Anchor Handling Tug Supply (AHTS) é o destino final de uma peça gigante de 156 toneladas que acaba de ser desembarcada no cais da APM Terminals, empresa responsável pela operação de contêineres no Porto de Itajaí (SC). A peça fabricada na Noruega integra o sistema de içamento de âncora de plataformas de petróleo.
De acordo com informações da Portlink Logística Multimodal, agente da Fedex Trade Networks no Sul do Brasil e responsável por este transporte, a peça faz parte de um conjunto de equipamentos que compõem este tipo de embarcação, que conta também com um guindaste de bordo. As demais peças do sistema, de menor tamanho, foram embarcadas nos portos de Antuérpia na Bélgica, e Hamburgo, na Alemanha.
Os navios do tipo Anchor Handling Tug Supply são embarcações especializadas na movimentação de âncoras, reboque e suprimento a unidades offshore. São embarcações muito versáteis, de multiuso, que possuem capacidade de realizar reboques de grandes estruturas em alto-mar. Também podem servir como embarcações de socorro e salvamento, no combate a incêndio, na realocação de plataformas (DMA), e na desancorajem e ancoragem e no transporte de equipamentos para perfuração e operação de produção de petróleo em alto-mar.
Sobre a APM Terminals Itajaí
A APM Terminals é referência na operação portuária de contêineres, oferecendo ao mercado uma moderna e eficiente estrutura logística no Complexo Portuário do Itajaí, no litoral catarinense. Operando em uma área de 180 mil metros quadrados, o terminal se mantém focado na melhoria contínua do nível de serviço, satisfação dos clientes, parceiros e fornecedores, e no desenvolvimento de constantes investimentos em segurança e respostas às demandas do mercado mundial.