19 de junho de 2013

Comitê apresenta e lança plano de sustentabilidade da Aventura pelos Mares do Mundo

Comitê apresenta e lança plano de sustentabilidade da Aventura pelos Mares do Mundo

O Comitê Central Organizador da Aventura pelos Mares do Mundo lançou oficialmente o evento nesta quarta-feira e apresentou seu plano de sustentabilidade. A Aventura vai reunir a Regata Transat Jaques Vabre, Expedição Oriente, Festival Gastronômico Internacional, Festival de Música de Itajaí e o World Business Show. O presidente do Comitê, engenheiro Amílcar Gazaniga, diz que o objetivo é transformar a cidade em um polo náutico de excelência, em nível internacional. “Dessa forma, Itajaí vem ao encontro de sua vocação original e volta seus olhos para o Rio Itajaí e para o Oceano Atlântico”, informa.
A Aventura pelos Mares do Mundo será ainda uma repaginação da tradicional festa Marejada, que ocorria anualmente em Itajaí no mês de outubro e contará com a “Vila da Aventura”, área cenográfica que deve remeter os participantes a uma viagem ao redor do mundo, sem que seja necessário sair de Itajaí. Para 2013 o tema escolhido foi “do Atlântico ao Mediterrâneo” que possibilitará ao visitante a percorrer o Brasil, França, Portugal, Espanha e Itália em cinco ilhas.
“No conjunto, o público terá ao seu alcance uma série de atividades que remetem ao mundo da vela, da arte, da música e da gastronomia, que darão ênfase às tradições e à cultura dos países escolhidos”, acrescenta Gazaniga. Para o prefeito Jandir Bellini, o evento deve projetar o nome do município não somente em nível nacional, como também internacional, principalmente por meio da Regata Transat Jacques Vabre e pela Expedição Oriente, da Família Schurmann. “Com eventos desse porte, milhões de pessoas vêem nossa cidade, como ocorreu durante a Volvo Ocean Race, no ano passado, e isso acaba revertido em divisas e investimentos para Itajaí”, disse Bellini.

Sustentabilidade - “Desde que recebemos a Volvo Ocean Race em Itajaí, definimos que os eventos aqui realizados devem atender a rigorosos critérios de sustentabilidade ambiental. Assim, a Aventura Pelos Mares do Mundo será prioritariamente um evento ecológico, que deverá se desenvolver em torno de ações que valorizem a educação ambiental e adote medidas eficazes para reduzir e compensar sua emissão de carbono”, explica Gazaniga.
Para a coordenadora de sustentabilidade do evento, engenheira ambiental Médelin Pitrez dos Santos, o desafio de realizar um evento nos melhores moldes de sustentabilidade ambiental não é considerado, apenas, como mais uma etapa, mas sim como uma oportunidade de mostrar a possibilidade de se aliar sustentabilidade com desenvolvimento econômico. “O programa está voltado para o cotidiano das pessoas e conta com ações simples e práticas com para demonstrar como as pequenas atitudes podem fazer grandes diferenças”, explica Médelin. Entre as ações propostas para a Vila da Aventura estão a separação e reciclagem dos resíduos sólidos, o consumo consciente de água e energia elétrica e a quantificação e compensação das emissões de CO2.
O programa deve envolver a comunidade, principalmente as crianças em idade escolar, em ações como mutirões de limpeza de praias e rios, plantio de mudas em áreas degradadas, regata ecológica, utilização apenas de copos ecológicos em todos os stands e restaurantes, segregação e reciclagem dos resíduos gerados, ecopontos de coleta de pilhas, baterias, e óleo vegetal usado. Todas essas atrações estarão expostas no Caminho da Sustentabilidade, um local destinado para os stands e ações de cunho ambiental, onde serão realizadas visitas de escolas guiadas por educadores ambientais, exposição de soluções sustentáveis, teatros e oficinas com as crianças e alunos das escolas visitantes.
O programa foi elaborado por técnicos do Porto de Itajaí, Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura (Semasa), Fundação do Meio Ambiente de Itajaí (Famai) e Secretaria Municipal de Educação.

Os eventos:

Transat Jacques Vabre

A Transat Jacques Vabre, criada em 1993 e realizada a cada dois anos e também conhecida como Rota do Café é uma regata transatlântica disputada desde a França até um destino produtor de café. Desde sua primeira edição, a regata ocupa um lugar importante no cenário náutico global, levando seus competidores a superar os desafios do Oceano Atlântico revivendo as rotas feitas pelos comerciantes de café entre a Europa e as Américas Central e do Sul.
Le Havre, a principal cidade importadora de café na França é sempre o ponto de partida da regata. O ponto de chegada é alterado ao longo dos anos, passando por cidades como Cartagena, na Colômbia, Salvador, no Brasil e Puerto Limon, na Costa Rica. Em 2013 retorna ao Brasil chegando à cidade de Itajaí.
A 11a edição em 2013 contará com aproximadamente 45 embarcações distribuídas nas classes 40, 50, 60 e 70 pés e será disputada em equipes compostas por dois tripulantes.

Expedição Oriente

A Família Schurmann volta ao mar para uma aventura inédita: a Expedição Oriente, que vai trazer à tona a descoberta de uma nova volta ao mundo. Nessa expedição, eles vão seguir uma rota que os chineses teriam percorrido ao redor do mundo no século XV. Com isso os velejadores esperam comprovar a teoria de que os navegantes chineses foram os primeiros a dar a volta no planeta, apresentada pelo oficial da marinha britânica Gavin Menzies no livro “1421: o ano em que a China descobriu o mundo”.
A rota da expedição sai de Itajaí para o continente Antártico - onde os Schurmann navegam pela primeira vez - e segue para o Oceano Pacifico, passando pela Polinésia, Nova Zelândia e Austrália. Na sequência, os navegadores sobem para Papua – Nova Guiné, passam pelo Japão – também pela primeira vez – China, Vietnã, Indonésia e África do Sul, de onde retornam ao Brasil.
O plano de viagem da família terá seu início durante a realização da “Aventura pelos Mares do Mundo” no dia 01 de dezembro de 2013, e prevê a chegada de volta a Itajaí em 29 de novembro de 2015.

Festival Gastronômico de Internacional

Com o tema “do Atlântico ao Mediterrâneo” o festival gastronômico apresenta nesta edição as culinárias do Brasil, da França, de Portugal, da Espanha e da Itália. Serão cinco grandes pavilhões – Boteco Brasileiro, Bistrô Francês, Tasca Portuguesa, Tapas Espanholas e Cantina. Os chefes responsáveis pelos pavilhões trarão em suas mãos o grande desafio de apresentar os pratos tradicionais e as especialidades de cada país, acompanhados de bebidas típicas, doces característicos e músicas de cada país.
Além dos pavilhões gastronômicos o evento contará com uma grande praça de alimentação com acomodação para 250 pessoas sentadas, que oferecerá opções expressas dos tradicionais eventos realizados no Brasil. “Para completar o festival teremos sobre o píer do Rio Itajaí um restaurante de culinária internacional com cardápio especialmente adaptado para os principais pratos dos países tema do Festival Gastronômico”, acrescenta Gazaniga.

A música como expressão artística da cidade

O Festival de Música de Itajaí chega em 2013 em sua 16ª edição como um dos mais importantes polos de discussão e produção musical do sul do Brasil, trazendo o reconhecimento da cidade como o Porto da Música. Durante o 16º Festival de Música de Itajaí, que neste ano estará englobado na “Aventura pelos mares do mundo”, serão realizadas várias oficinas tradicionalmente oferecidas a estudantes e professores de música de todo o Brasil e América do Sul. Paralelamente aos shows nacionais e as oficinas de Música Instrumental, além de vários eventos paralelos.
Em 2013, além das atividades que já ocorreram nos anos anteriores, está se agregando ao evento um momento de reflexão teórica. Será criado o ciclo de palestras sobre a Música Popular Brasileira, onde serão convidados professores, intelectuais e pensadores que discutam em seus trabalhos a música produzida em nosso país.
Estão programados seis shows nacionais, 30 oficinas em diversas modalidades, além de ações como: “A música pega ônibus”, “Jam Session 6” e o programa “A música invade a cidade”.

World Business Show

Trata-se de uma feira multissetorial de negócios que, mais do que uma exposição de produtos a feira pretende ser uma amostra das potencialidades econômicas do Estado de Santa Catarina para o mercado nacional e internacional. A World Business Show deve reunir representantes dos setores náutico, turismo, lazer, entretenimento, pesca, portuário e construção civil, com oportunidades de venda direta ao consumidor.
Será a porta de entrada da Vila da Aventura e estará instalada dentro do pavilhão do centro de eventos de Itajaí, por onde deverão passar mais de 300 mil pessoas, que visitarão os estandes e terão oportunidade de realizar negócios.
Além da área de exposição, a feira contará com um espaço especificamente destinado a realização de encontros e seminários catalizadores de negócios, visando o desenvolvimento da rede de relacionamento entre os expositores e os clientes potenciais.
 

Aguarde