14 de junho de 2013

Complexo do Itajaí registra movimentação histórica em maio

Complexo do Itajaí registra movimentação histórica em maio

O Complexo do Itajaí registrou movimentação histórica de 1,086 milhão de toneladas de mercadorias em maio deste ano. O volume eleva para 4,818 milhões de toneladas o montante de cargas acumulado no ano e agrega avanço de 6% na movimentação do período, comparativamente aos cinco primeiros meses de 2012. Em contêineres, o Complexo acumula 421,575 mil TEUs (Twenty-foot Equivalent Unit – unidade internacional equivalente a um contêiner de 20 pés). O acréscimo foi de 3% com relação ao igual período do ano passado, quando o Complexo operou 410,633 mil TEUs. Em contrapartida, foi registrada retração de 16% no número de escalas. Foram 396 atracações em 2013, ante as 472 atracações registradas de janeiro a maio do ano passado.
Se analisados os terminais isoladamente, o Porto Público e APM Terminals, instalados na margem direita, movimentaram em 32,754 mil TEUs em maio e 157,629 TEUs nos primeiros cinco meses do ano. Se comparada a movimentação do igual período do ano anterior, a retração na margem direita foi de 14%. Já o Portonave S/A Terminal Portuário Navegantes movimentou 61,761 TEUs, volume considerado recorde histórico pela empresa e que eleva a movimentação acumulada no ano para 263,946 mil TEUs. O avanço com relação aos cinco primeiros meses do ano passado é de 16%.
“O significativo avanço nas operações do terminal Portonave mostra que o Complexo Portuário do Itajaí tem plenas condições de atender a demanda do mercado”, informa o superintendente do Porto de Itajaí, engenheiro Antonio Ayres dos Santos Junior. O diretor Executivo do Porto, Heder Cassiano Moritz, diz que existe possibilidade de retomada gradativa na movimentação de cargas na margem direita, uma vez que um serviço para a Ásia, operado pela APM Terminals, que deixou de operar em abril deste ano, deve ser retomado a partir de julho.
Os números foram apresentados na manhã desta sexta-feira, durante a reunião do Conselho de Autoridade Portuária (CAP) de Itajaí.
 

Aguarde