O Ministro dos Portos, Leônidas Cristino, anunciou hoje (10/05), o lançamento da licitação do Sistema de Gerenciamento de Tráfego de Embarcações para o Porto de Santos. O Vessel Traffic Management Information System (VTMIS) possibilitará o monitoramento e gerenciamento, em tempo real, do fluxo de embarcações no canal de navegação e nas áreas de fundeio do Porto e contribuirá, significativamente, para a segurança da navegação no estuário. O Edital foi publicado na edição de hoje do Diário Oficial da União (DOU).
O Programa dá sequência às ações do Projeto de Inteligência Logística Portuária junatamente com o Porto Sem Papel (PSP) e Porto 24 horas, ambos em pleno funcionamento. O certame licitatório será conduzido pela Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), Autoridade Portuária de Santos e administradora do complexo, vinculada à Secretaria de Portos.
O VTMIS é um sistema de auxílio, controle e monitoramento do tráfego de embarcações na área do porto e em suas imediações. Sua utilização permitirá o aprimoramento operacional das atividades de acesso marítimo aos portos, possibilitando ganhos expressivos de capacidade e redução dos congestionamentos e, consequentemente, do tempo de espera dos navios com uma gestão mais eficiente do tráfego das embarcações.
Será composto de quatro pontos de monitoramento, que coletarão dados sobre a localização e movimentação de embarcações e abastecerão o Centro de Controle do VTMIS. Esta central de processamento e supervisão de dados também abrigará a central de comunicação com as embarcações, executada por meio de sistema de rádio VHF marítimo.
O sistema contará com radar, câmera inteligente de longo alcance e transponder AIS (Automatic Identification System), um Sistema de Identificação Automática, além de sensores meteorológicos.
O radar, além de auxiliar a navegação, complementará o AIS na detecção de embarcações menores ou outras que não emitam sinais de transponder. O AIS e o radar ajudarão a câmera inteligente a focar em embarcações monitoradas. Continuamente, sensores meteorológicos coletarão dados climáticos e de visibilidade nas vias de navegação do Porto de Santos, instalados em uma estação meteo-oceanográfica. A estação coletará dados sobre o clima e movimentos de maré com o auxílio de dois marégrafos. Assim, os operadores da central poderão estimar, de forma precisa, a profundidade dos berços, auxiliando a atracação de navios.
A gestão ambiental do Porto de Santos também será beneficiada pelos dados coletados pela estação meteo-oceanográfica. Essas informações permitirão que a Codesp assegure o atendimento às obrigações da Convenção Internacional para a Prevenção da Poluição Hídrica causada por embarcações (MARPOL) na área do Porto Organizado.
A instalação onde será implantado o Centro de Controle localiza-se na antiga Ponte de Inspeção Naval, na Ponta da Praia. Os pontos de monitoramento deverão ser instalados na Ilha da Moela, na Ponta de Itaipu, na região de Conceiçãozinha e na Ilha Barnabé.