13 de fevereiro de 2009
Complexo portuário de Itajaí já opera com novo calado
A Delegacia da Capitania dos Portos em Itajaí comunicou no final da tarde dessa quinta [12] à Superintendência do Porto de Itajaí que o Centro de Hidrografia da Marinha, tendo como base serviço de batimetria apresentado pela empresa Hidrotopo Ltda, autorizou o Complexo Portuário do Rio Itajaí a operar oficialmente com novo calado de 9,50 metros . A atualização de calado já era esperada por todos os players que operam no Complexo Portuário e repercutiu de forma favorável na reunião do CAP – Conselho de Autoridade Portuária – ocorrida na manhã dessa sexta [13] em Itajaí.
Para o superintendente do Porto de Itajaí – engenheiro Antonio Ayres dos Santos Júnior – todo serviço de dragagem deve estar finalizado dentro do prazo previsto no contrato entre a Draga Brasil e a SEP – Secretaria Especial de Portos da Presidência da República. “Estamos trabalhando com a data limite para conclusão do trabalho o dia 15 de março. No mais tardar, até esta data, as condições do Rio Itajaí voltam à normalidade, com profundidade idêntica à apresentada antes da enchente de novembro de 2008.” Isso significa dizer que o canal externo vai ter condições de operar com 12 metros de profundidade, enquanto o canal interno e bacia de evolução terão condições de operar com 11 metros .
O levantamento [batimetria] apresentado pela Hidrotopo Ltda nesta quinta foi considerado pelo Centro de Hidrografia da Marinha “dentro dos parâmetros técnicos previstos nas normas” o que permite atualizar todas as atividades de navegação que envolvem o Complexo Portuário do Rio Itajaí para novos parâmetros de calado. A Marinha estabeleceu o calado de 9,50m para a navegação realizada no trecho que inicia no Canal Externo da Barra do Itajaí até o terminal portuário da Cargill-Braskarne e homologou calado de 6,10 do trecho compreendido entre o terminal portuário da Cargill-Braskarne até o Terminal Teporti.
O Consórcio Draga Brasil, responsável pelo serviço de dragagem, estima que já removeu sedimentos do leito do Rio Itajaí na ordem de 2,2 milhões de metros cúbicos. O Consórcio opera atualmente com duas dragas no Rio Itajaí em tempo integral: Hang Jun 3001 - com capacidade de 3 mil metros cúbicos; e a Hang Jun 5002 - com capacidade de 5 mil metros cúbicos por operação. O Consórcio considera que o serviço de dragagem do canal externo está concluído por atingir a profundidade de 12 metros , concentrando esforços nos últimos dias de operação no aprofundamento do canal interno de acesso ao Complexo Portuário e a remoção de um ponto de acúmulo de sedimentos na bacia de evolução.
-
25 de novembro de 2024 Complexo Portuário do Rio Itajaí Açu recebe draga de sucção (Hopper)leia mais
-
22 de novembro de 2024 Complexo Portuário do Rio Itajaí-Açu movimenta mais de 1,3 milhão de toneladas em outubroleia mais
-
21 de novembro de 2024 Diretoria da Superintendência do Porto de Itajaí recebe visita de Comitiva da Marinha do Brasilleia mais