03 de maio de 2013

SEP implanta “Porto 24 horas” em Itajaí

SEP implanta “Porto 24 horas” em Itajaí

Os serviços federais anuentes do Complexo Portuário do Itajaí passam a operar 24 horas a partir de hoje, 03. Com isso, os usuários do Porto Público ou terminais instalados nas duas margens do Rio Itajaí-Açu contam com os serviços de vigilância agropecuária – do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) –, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Marinha do Brasil, Delegacia da Polícia Federal e Alfândega da Receita Federal pelo período de 24 horas ininterruptas, independente de ser dia útil, final de semana ou feriados. A Autoridade Portuária continuará operando da mesma forma que opera há cerca de 10 anos, ou seja, no período de 24 horas, com atendimento às operações em regimes de plantão pelas gerências de Operações, Segurança Portuária e Guarda Portuária.
“Nossa expectativa é reduzir os custos logísticos em até 25%”, diz o ministro dos Portos, Leônidas Cristino. Para ele, a medida irá diminuir a burocracia e agilizar os processos de liberação de carga e descarga dos navios. O objetivo deverá ser atingido com a diminuição do tempo de movimentação de mercadorias, tanto nas importações, quanto nas exportações.
“Independente de já operarmos 24 horas a praticamente uma década, o atendimento que passará a ser realizado diuturnamente pelos órgãos intervenientes tende a agilizar nossas operações e adequar o Complexo Portuário ao modelo proposto pela Secretaria de Portos”, diz o superintendente do Porto de Itajaí, engenheiro Antonio Ayres dos Santos Júnior.

Cronograma – De acordo com o cronograma apresentado pela Secretaria de Portos, os portos de Paranaguá, Suape, Rio Grande, Itajaí e Fortaleza passam a integrar o sistema a partir desta sexta-feira, enquanto os portos de Santos, Rio de Janeiro e Vitória estão operando no regime de 24 horas ininterruptas em caráter experimental e devem aderir definitivamente ao novo sistema na segunda-feira, 06.
De acordo com a SEP, esses portos foram escolhidos, inicialmente, devido ao volume de carga e veículos que movimentam. Os terminais já operam 24 horas por dia, explica o ministro, mas as equipes de fiscalização dos órgãos anuentes atuavam apenas em horário comercial, retardando o fluxo de cargas
 

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