Um novo tipo de movimentação tem mudado a paisagem da APM Terminals, empresa arrendatária de dois berços do Porto de Itajaí: as chamadas cargas projetos. Na madrugada desta segunda-feira, 1º de abril, uma operação especial no berço 2 descarregou equipamentos de grande porte para uma nova linha de montagem da Cerâmica Portobello, uma das maiores empresas de revestimentos da América Latina.
Para o descarregamento das peças, com peso total de 460 toneladas, foram utilizados caminhões especiais com 90 metros de carroceria e dois guindastes em operação simultânea. Receber equipamentos desta magnitude não é novidade no terminal, que tem know-how na descarga de grandes peças com mais de 150 toneladas e na movimentação de iates de luxo importados com mais de 100 toneladas.
O superintendente da APM Terminals Itajaí, Ricardo Arten, explica que, além de focar na produtividade, aliada à segurança, a APMT busca fomentar a indústria catarinense através de serviços específicos para o segmento. Esse tipo de movimentação portuária é caracterizada como uma operação especial, exige definição prévia do berço de atracação, de acordo com o espaço disponível para manobrar as cargas e a capacidade do piso, além de logística apropriada para a saída do terminal.
01 de abril de 2013
Operação especial da APM Terminals Itajaí movimenta equipamentos da nova linha de montagem da Cerâmica Portobello
-
29 de outubro de 2026 Porto de Itajaí mantém dragagem diária e intensifica ações para continuar a enfrentar os efeitos do El Niño no canal Draga Njord atua permanentemente na manutenção das profundidades, enquanto condições climáticas excepcionais intensificam o assoreamento. Nova campanha com draga de sucção está prevista para os próximos dias.leia mais -
27 de outubro de 2026 Porto de Itajaí inicia limpeza no canal do Rio Itajaí-Açuleia mais -
27 de outubro de 2026 Porto de Itajaí, segundo maior do Brasil em movimentação de passageiros de cruzeiros, abre nova temporada com 38 escalas e expectativa de receber 180 mil turistas O Costa Diadema será o primeiro transatlântico a atracar no município, no dia 25 de novembro. Terceiro maior da América do Sul em movimentação de passageiros de cruzeiros, Porto de Itajaí fortalece o turismo e a economia da região da AMFRI.leia mais