22 de novembro de 2012

Complexo Portuário do Itajaí presente no VII Seminário SEP de Logística

Fortaleza – “A economia do Brasil deve crescer de 4% a 5% em 2013 e os portos precisam estar preparados para acompanhar esse desenvolvimento, principalmente porque, junto com o crescimento econômico, vem um avanço exponencial da movimentação de contêineres em nossos portos e terminais”, afirmou o ministro chefe da Secretaria de Portos da Presidência da República (SEP), José Leônidas de Menezes Cristino, na solenidade de abertura do VII Seminário SEP de Logística, iniciado na manhã desta quarta-feira, em Fortaleza.
Leônidas Cristino também traçou um breve perfil da realidade portuária brasileira, que vem recebendo significativos investimentos da União nos últimos anos, e consequentemente ampliando suas operações e aprimorando sua infraestrutura. “E dentro desta realidade nós precisamos garantir investimentos ainda maiores em nossos portos e, para isso, precisaremos contar com aportes da iniciativa privada”, disse o ministro, sem antecipar detalhes novo pacote para os portos, em elaboração no Palácio do Planalto e que deve ser divulgado pela presidenta Dilma Rousseff nos próximos dias.
“Já demos importantes passos com investimentos do governo em infraestrutura, tecnologia da informação, inteligência logística, segurança e meio ambiente. Entretanto, precisamos remodelar o arcabouço legal do sistema portuário brasileiro, já que a última lei específica para o setor – Lei de Modernização dos Portos – é de 1993. Precisamos adaptar o sistema a nova realidade e, para isso, precisamos agregar esforços da iniciativa privada, governo e gestores, para que possamos acompanhar o crescimento do país”, acrescentou.
Além da apresentação feita pelo ministro da SEP, o primeiro dia do Seminário contou com palestras do secretário executivo da Associação Brasileira de Recintos e Terminais Alfandegados (ABTRA), Matheus Muller; do presidente da Empresa Brasileira de Planejamento e Logística (EPL), Bernardo Figueiredo; com o palestrante internacional Pedro Afonso Garcia Nuñez, da ZEAL y Gestión Logistica; com o diretor presidente da Companhia Docas do Ceará, Marcos Chiorboli, e com o presidente da ABTRA Paulo Andre Holanda. O Complexo Portuário do Itajaí esteve representado pelo diretor Comercial do Porto de Itajaí, Marcelo Sodré, pelo superintendente administrativo da Portonave Terminais Portuários Navegantes Osmari de Castilho Ribas e por Paulo Simões, da AMP Terminals Itajaí.

Feira – Em paralelo ao VII Seminário SEP de Logística, acontece a IV Feira de Tendências Logísticas do Norte e Nordeste. A abertura está programada para as 18h15min desta quarta-feira e o Complexo participa com estande, que agrega o Porto Público, APM Terminals Itajaí e Portonave S/A. O evento prossegue até a sexta-feira, até as 20 horas, no Gran Marquise Hotel, em Fortaleza.
 

Aguarde