A atracação do cargueiro Hanjin Chittagong, no berço 02 do Porto de Itajaí na manhã desta segunda-feira, marca a retomada das atividades portuárias após cerca de 25 dias de paralisação, devido a greve dos trabalhadores portuários avulsos da categoria Conferentes, que suspendeu as operações por cerca de 25 dias. O cargueiro deve carregar aproximadamente 180 contêineres, com cerca de 3 mil toneladas de mercadorias. Para a tarde, por volta das 16 horas, está prevista a atracação do navio Maersk Jaipur, que deve movimentar, entre carga e descarga, cerca de 300 contêineres.
O fim da greve ocorreu no sábado, quando foi selado acordo entre os trabalhadores e a empresa APM Terminals Itajaí, operadora portuária arrendatária do Terminal de Contêineres do Porto Público de Itajaí. “O término desse impasse fez com que o Porto de Itajaí, que hoje é o principal pilar de nossa economia, retomasse suas atividades e que o município de e região dêem continuidade ao seu processo de desenvolvimento”, diz o prefeito Jandir Bellini.
O superintendente Antônio Ayres dos Santos Júnior afirma que o retorno da atividade portuária em Itajaí fará com que algumas empresas de navegação, que avaliavam a possibilidade de transferir suas escalas e serviços para outros portos, continuem operando na cidade.
21 de novembro de 2011
Porto de Itajaí retoma as operações nesta segunda-feira
-
25 de novembro de 2024 Complexo Portuário do Rio Itajaí Açu recebe draga de sucção (Hopper)leia mais
-
22 de novembro de 2024 Complexo Portuário do Rio Itajaí-Açu movimenta mais de 1,3 milhão de toneladas em outubroleia mais
-
21 de novembro de 2024 Diretoria da Superintendência do Porto de Itajaí recebe visita de Comitiva da Marinha do Brasilleia mais