09 de novembro de 2011

COMUNICADO

COMUNICADO

A Superintendência do Porto de Itajaí, no papel de Autoridade Portuária, vem a público alertar a população de Itajaí e região com relação aos impactos econômicos e sociais da prolongada greve da categoria dos Conferentes. Paralisação que atinge não somente a economia do município, bem como o orçamento das famílias, uma vez que a atividade portuária é a alavanca do desenvolvimento, seja ele direto ou indireto.

Informa que a falta de acordo entre as partes envolvidas, Conferentes e APM Terminals, já impediu que mais de 15 milhões de reais deixassem de circular pelo município nestas quase duas semanas de movimento. Dinheiro que deixou de circular em nosso porto e foi desviado para portos concorrentes em Santa Catarina e outros estados do Sul do Brasil. Perdas irreparáveis e que impactarão no bolso de cada cidadão, direta ou indiretamente

A Superintendência do Porto de Itajaí reitera que vinha há mais de um mês tentando exaustiva e intensivamente um acordo entre as duas partes, de forma isenta e totalmente voltada a um consenso para resolver o impasse, antes, inclusive, que a paralisação tivesse sido iniciada, com o único objetivo que evitar que a cidade e seus munícipes fossem prejudicados pelo desentendimento entre um pequeno grupo de trabalhadores e a empresa operadora no Porto de Itajaí.

Alerta que a credibilidade do Porto de Itajaí já está bastante maculada no mercado e que a continuidade do movimento grevista fará com que armadores transfiram definitivamente suas rotas para outros portos, causando danos irreversíveis a nossa cidade.

Dessa forma, pede que ambos os lados envolvidos apelem para o bom senso e pela consciência de cada um, avaliando todo o mal que essa paralisação vem causando a toda uma comunidade, e busquem um acordo pacífico, para que nossa atividade seja retomada o mais breve possível.

Reiteramos que não são apenas os interesse das APM Terminals Itajaí e dos Conferentes que estão em jogo, mas os orçamentos das famílias de nossa cidade, o bem comum e o futuro de Itajaí e seu porto.

Antonio Ayres dos Santos Junior
Superintendente do Porto de Itajaí
 

Aguarde