25 de outubro de 2011

Programas de gestão ambiental desenvolvidos em Itajaí são apresentados no XXI Cooperaportos

O sistema de gestão integrado de meio ambiente, saúde e segurança ocupacional do Porto de Itajaí foi apresentado durante a XXI Cooperaportos, em Paranaguá, juntamente com os programas de monitoramento ambiental, programas de prevenção da saúde dos trabalhadores, Plano de Emergência Individual (PEI) e o Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) do porto.

O encontro reuniu, na última semana, especialistas do setor portuário e de navegação, dirigentes, representantes de sindicatos de trabalhadores e de empresas do setor, da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), da Secretaria Especial de Portos (SEP), de prefeituras de municípios portuários e representantes da secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística do Paraná. Foi realizado na sede da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), entre outras entidades.

Os temas relacionados à questão ambiental foram apresentados por técnicos da Gerência de Meio Ambiente do Porto de Itajaí, a convite da organização do evento, uma vez que Itajaí é considerado um município modelo no desenvolvimento de seus programas de gestão ambiental.

O tema dragagem, que também está ligado diretamente às questões relativas ao meio ambiente, foi abordado pelo superintendente Antonio Ayres dos Santos Júnior. O engenheiro falou do impacto positivo que teve a dragagem de aprofundamento na enchente de setembro de 2011, que ampliou a vazão e reduziu as áreas de alagamentos nas margens do rio Itajaí-Açu, e as outras medidas que o município fez para mitigar o problema. Apresentou ainda os projetos que estão sendo elaborados para minimizar os impactos das cheias em todo o Vale do Itajaí.

Aguarde