Líder nacional nas operações com cargas reefer e segundo porto brasileiro em movimentação de contêineres, com projeção de operar 1,1 milhão de TEUs (Twenty-foot Equivalent Unit – unidade internacional equivalente a um contêiner de 20 pés), o Complexo Portuário do Itajaí é constituído pelo Porto Público de Itajaí, APM Terminals Itajaí, Portonave S/A Terminais Portuários Navegantes e demais terminais instalados a montante. Dispõe ainda de instalações de apoio logístico em operações nas cidades de Itajaí e Navegantes e completa infraestrutura para embarque e desembarque de cargas dry e reefer. A infraestrutura terrestre e aquaviária do Complexo faz com que ele seja a principal opção para o os exportadores e importadores que operam em Santa Catarina e um dos principais complexos do Brasil. Localização estratégica, moderna infraestrutura e mão de obra qualificada são os adjetivos que o identificam.
O Complexo Portuário do Itajaí está estrategicamente localizado em um dos principais entroncamentos rodoviários do Sul do Brasil, distante poucos quilômetros das rodovias BR 101 e BR 470. A posição geográfica o coloca no centro da Região Sul, englobando, no raio de 600 quilômetros as capitais de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo. A região congrega 46% do PIB nacional. Essa característica transforma o Complexo em um centro concentrador e distribuidor de cargas, o que possibilita o atendimento dos mercados exportadores e importadores de quase todos os estados brasileiros.
Infraestrutura – O Complexo Portuário do Itajaí conta com uma bacia de evolução de 1,1 mil metros de extensão, 400 metros de largura e profundidade de 10,50 metros. O canal interno do Complexo tem o comprimento 3,2 mil metros, largura variando entre 120 a 150 metros e profundidade de 10,50 metros. O canal externo tem a extensão de 3,3 mil metros, largura de 120 metros e profundidade de 11,30 metros. Dragagem em fase final vai garantir, ainda em 2011, a profundidade de 14 metros no canal de acesso interno e bacia de evolução e 14,50 no canal de acesso externo.
Além do Porto de Itajaí, formado pelo Porto Público e APM Terminals Itajaí, o Complexo ainda conta com a Portonave S/A - Terminais Portuários de Navegantes, Terminal Portuário Braskarne, Trocadeiro Terminal Portuário, Poly Terminal S/A e Teporti Terminal Portuário Itajaí S/A.
Além dos terminais portuários, o Complexo do Itajaí opera com uma rede completa de apoio logístico, formada pelos terminais portuários e retroportuários, portos secos, empresas de apoio logístico e outras prestadoras de serviço que garantem excelentes condições operacionais. Tem capacidade estática para armazenagem de cargas congeladas para 160 mil toneladas com 150 mil posições pallets, capacidade de armazenagem de contêineres cheios e vazios para 140 mil TEU’s, 9,6 mil tomadas para contêineres reefer e área total de 465 mil metros quadrados para armazenagem coberta, divididos em 28 armazéns.
Operações – Tendo na carga geral seu principal foco, hoje, o Complexo Portuário do Itajaí é o maior porto da região Sul em termos de movimentação de contêineres e o segundo do Brasil, liderando o ranking entre os exportadores de congelados.
O Complexo encerrou o ano de 2010 com uma movimentação de 957,13 mil TEU’s. O resultado representou um avanço de 61% em relação a 2009. Com relação ao número de escalas, em 2010 o Complexo registrou 1,25 mil atracações, ante 1,02 mil atracações em 2009.
Com relação aos primeiros nove meses de 2011, o Complexo operou o total 738, mil TEUs e 7,76 milhões de toneladas. O avanço registrado no período compreendido entre janeiro e setembro foi de 8% e a média operacional mensal atingiu 82,1 mil TEUs.
20 de outubro de 2011
Complexo do Itajaí é líder nacional em operações com cargas reefer
-
25 de novembro de 2024 Complexo Portuário do Rio Itajaí Açu recebe draga de sucção (Hopper)leia mais
-
22 de novembro de 2024 Complexo Portuário do Rio Itajaí-Açu movimenta mais de 1,3 milhão de toneladas em outubroleia mais
-
21 de novembro de 2024 Diretoria da Superintendência do Porto de Itajaí recebe visita de Comitiva da Marinha do Brasilleia mais