30 de setembro de 2011

Grupo de Trabalho vai cuidar da Renovação da frota de caminhões

Grupo de Trabalho vai cuidar da Renovação da frota de caminhões

O prefeito Jandir Bellini e o superintendente do Porto de Itajaí, Antônio Ayres dos Santos Júnior, participaram na quinta-feira, 29, de reuniões na Prefeitura de Santos e na Companhia Docas de São Paulo (Codesp), do grupo de trabalho que vai cuidar da renovação da frota de caminhões em cidades portuárias. O grupo é composto por representantes do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), que coordena as ações, mais integrantes da Secretaria de Portos da Presidência da República (SEP), Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Associação Brasileira de Municípios Portuários (ABMP), Codesp, Confederação Nacional dos Transportes (CNT) e Sindicato dos Transportadores Rodoviários Autônomos de Bens da Baixada Santista (Sindicam).

O grupo foi instituído há 15 dias, por ocasião da ida do prefeito João Paulo Tavares Papa, presidente da ABMP, acompanhado por representantes do Sindicam/Porto de Santos, ao MDIC solicitar a viabilização de mecanismos objetivando a renovação da frota da caminhões, em especial nas cidades portuárias. Na oportunidade, foi apresentado o Programa RenovAr, desenvolvido pela CNT e exposto no Congresso dos Municípios Portuários, realizado em Itajaí no início do mês.

RenovAr – O programa RenovAr tem o objetivo de fazer a renovação da frota de caminhões nacionais por meio de ações como isenção tributária, criação de centros de reciclagem de veículos e a facilitação ao acesso a financiamentos para a troca de veículos. Atualmente, no Brasil, de acordo com a ANTT (Agência Nacional dos Transportes Terrestres), dentre os 1.537.701 caminhões em atividade, 46% pertencem a autônomos e possui idade média de 18,5 anos.
“Os caminhoneiros autônomos não têm acesso a crédito para renovação da frota. Então o governo precisa estabelecer condições especiais voltadas para esse público particular. O processo de renovação da frota está atrasado em pelo menos uns dez anos, e temos que correr atrás desse tempo. A meta é tentar fazer um esforço político para ser implantado com extrema urgência nas cidades com portos. Isso é fundamental”, afirma o presidente da ABMP, João Paulo Tavares Papa.

Jandir Bellini destaca a importância da renovação da frota de caminhões que tende a atividade portuária, que está bastante comprometida. “No Brasil é comum que a trajetória dos veículos mais velhos seja o transporte de cargas dentro das regiões portuárias, por se tratar de viagens curtas e que não dependem de estradas. Mas também é fundamental que nos preocupemos com o tráfego nesses municípios”, destaca Bellini.

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