05 de dezembro de 2025

Programa Rotas para a Inovação encerra 2025 com avanços positivos e novas ações previstas para o próximo ano

Programa Rotas para a Inovação encerra 2025 com avanços positivos e novas ações previstas para o próximo ano

O Programa Rotas para a Inovação – iniciativa de inovação aberta do Complexo Portuário – concluiu a etapa prevista para 2025 e apresentou, nesta sexta-feira (5), os resultados e avaliações do ciclo. A edição contemplou quatro workshops voltados à identificação de desafios, à conexão entre demandas das empresas e soluções de instituições de ensino e startups, além de um encontro dedicado à apresentação de projetos inovadores. Ao todo, o programa recebeu 24 propostas, elaboradas por 21 empresas solucionadoras, e segue ativo com novas ações previstas para o próximo ano.

A iniciativa teve como foco acelerar a inovação e o desenvolvimento de pequenos negócios ligados ao setor portuário, incentivando a melhoria de processos internos e a adoção de tecnologias que ampliem a eficiência e a competitividade.

Sebrae/SC
Durante a cerimônia de encerramento, a gerente da Regional Foz do Sebrae/SC, Juliana Bernardi Dall’Antonia, destacou o papel fundamental do Sebrae Startups no apoio ao empreendedor inovador, na criação de pontes e na geração de oportunidades.

“Para nós, inovação não é apenas tecnologia. É desenvolvimento econômico, competitividade, sustentabilidade, e em especial, o fortalecimento dos pequenos negócios. Este programa foi pensado para aproximar desafios reais de soluções inovadoras. E o que vimos foi justamente isso: conexões acontecendo, ideias ganhando maturidade e parcerias sendo construídas de forma muito colaborativa”, enfatizou.

A avaliação da Superintendência do Porto de Itajaí reforça o impacto positivo do ciclo entregue

“ O Rotas da Inovação mostrou que quando Porto, empresas, universidades e o ecossistema se unem, a inovação deixa de ser conceito e se torna resultado concreto. As seis empresas que abriram desafios e as 21 soluções apresentadas comprovam que temos, aqui na região, capacidade técnica, criatividade e visão estratégica para transformar a logística, fortalecer a Economia Azul e gerar novas oportunidades de desenvolvimento”, avaliou. 

Ele ainda destacou que o  programa inaugura um novo momento para o Porto de Itajaí: “mais moderno, mais inteligente e mais conectado com a sustentabilidade e com as melhores práticas internacionais. A inovação aberta passa a fazer parte da nossa cultura, do nosso planejamento e do futuro que estamos construindo para a cidade e para o setor portuário. Hoje reconhecemos este esforço coletivo e reafirmamos nosso compromisso de seguir avançando”, disse.

O Elume – Centro Regional de Inovação – também avaliou os resultados de forma positiva
“O Elume atuou como catalisar no processo de inovação na região. Ficamos muito satisfeitos porque, em vários casos, essa dinâmica funcionou exatamente como planejado. Hoje estamos celebrando a assinatura de dois contratos — da Trust e da Barra do Rio — com seus respectivos solucionadores, todos negócios da própria região. Esse resultado reforça o potencial inovador local e a importância de promover conexões estratégicas para o desenvolvimento regional”, destaca Manoela Hermes, gerente de projetos do Elume.

Realizado pelo Sebrae/SC, por meio do Sebrae Startups, em parceria com o Porto de Itajaí e o Elume – Centro Regional de Inovação, o programa teve como objetivo aproximar startups e negócios inovadores da Foz do Rio Itajaí de potenciais clientes e parceiros. 

A iniciativa contou ainda com o apoio de instituições de ensino e centros de pesquisa para facilitar a comercialização de produtos e serviços, estimular o ecossistema de inovação e impulsionar o desenvolvimento econômico da região.

Participação das empresas 

Entre os demandadores desta edição estiveram Porto de Itajaí, JBS Terminais, Barra do Rio Terminal Portuário, Univali, Trust Group e SC Portos. Já os solucionadores foram: Gruppe Serviços de Tecnologia LTDA, 4Mti Soluções LTDA, Green Energy Soluções Sustentáveis LTDA, Tidewise Engenharia e Serviços Navais LTDA, Spen Inovação Simples, Instituto Federal de Santa Catarina – Campus Itajaí, Venda Forte LTDA, Digiaccess Soluções Seguras LTDA, Bykonz Tecnologia LTDA, GB Atendimento e Tecnologia LTDA, AJ Research Development S.A, Regenera 3D, Cargon, Kamtech Soluções em TI e Depot In Serviços Logísticos LTDA.

Resultados do ciclo de 2025

A programação contou com a assinatura dos contratos entre a Trust Group e o Barra do Rio Terminal Portuário (empresas demandadoras) e a Depot In Serviços Logísticos (solucionadora), demonstrando a efetividade do Programa. Além disso, foram entregues 21 certificados às empresas participantes do ciclo.

Parceiros

O Programa Rotas para Inovação é uma realização do Sebrae/SC, por meio do Sebrae Startups, da Autoridade Portuária do Porto de Itajaí e do Elume – Centro Regional de Inovação. Conta ainda com a parceria do Instituto Federal de Santa Catarina (Campus Itajaí), Udesc (Balneário Camboriú), UFSC (Joinville), Diretoria de Empreendedorismo e Inovação da Univali, Marinatech Rede Midhub, Núcleo de Tecnologia e Inovação da ACII, Invest Itajaí, Prefeitura de Itajaí, Polo Regional ACATE Foz do Itajaí e SC Mais Inovação.

Aguarde