O Porto de Itajaí se destaca em meio à nova estratégia global das montadoras chinesas, que vêm intensificando as importações de veículos para o Brasil por meio de cargueiros exclusivos e de grande porte.
Segundo matéria publicada nesta quinta-feira (18) pelo UOL, mais de 110 mil carros de origem chinesa já estão em solo brasileiro, boa parte trazida pelo super navio Ro-Ro de alto desempenho da própria montadora.
“Ampliamos o número de linhas e seguimos crescendo em uma curva ascendente. O Porto de Itajaí está consolidando sua posição estratégica e, em breve, vamos retomar o protagonismo logístico do país, como já fomos no passado”, disse o superintendente João Paulo Tavares Bastos.
Itajaí, que recentemente recebeu o BYD Shenzhen, maior navio transportador de veículos do mundo, integra essa nova cadeia logística de forma estratégica. A operação histórica marcou o desembarque de mais de 7 mil veículos elétricos e híbridos em uma única atracação, reforçando a capacidade técnica e estrutural do porto para atender a demandas cada vez maiores e mais complexas.
O movimento das montadoras chinesas, impulsionado pelo aumento gradual do Imposto de Importação previsto para os próximos meses, aponta para um cenário de oportunidades logísticas. O Porto de Itajaí, preparado para esse novo ciclo, se consolida como um hub nacional para a entrada de veículos sustentáveis, conectando o Brasil às transformações do mercado automotivo mundial.