27 de maio de 2025

Porto de Itajaí faz história com maior operação de veículos elétricos do Brasil

Porto de Itajaí faz história com maior operação de veículos elétricos do Brasil

O Porto de Itajaí entra para a história nesta quarta-feira (28), às 10h30, ao receber o maior navio de transporte de veículos do mundo, o BYD Shenzhen, trazendo 7.292 carros elétricos da montadora chinesa. A embarcação, projetada especialmente para essa rota, faz sua viagem inaugural ao Brasil, marcando um novo capítulo para a logística automotiva no país.

O desembarque das primeiras unidades está previsto para às 13h, por meio de uma operação do tipo RoRo (Roll-on/Roll-off). Nesse modelo logístico, os veículos entram e saem do navio rodando por rampas, sem necessidade de guindastes ou içamentos. É uma técnica comum em navios específicos para transporte automotivo, que garante agilidade e eficiência ao processo portuário.

"Estamos trabalhando muito para tornar o Porto de Itajaí, cada dia, mais forte e mais nosso. Esta semana, Itajaí está no centro do mundo: vamos receber a maior operação de automóveis da nossa história. O Porto de Itajaí bombando", afirmou o superintendente João Paulo Tavares Bastos.

Impacto econômico e logístico

A operação envolverá cerca de 130 caminhões-cegonha e mais de 500 profissionais, incluindo 10 estivadores e 18 motoristas no desembarque terrestre. Aproximadamente 100 veículos circulam por hora, com caminhões entrando e saindo sem interrupção, enquanto o pátio é monitorado digitalmente e o controle logístico acontece em tempo real.

Além de reforçar a cadeia automotiva e gerar empregos temporários, a operação consolida Santa Catarina como um dos principais hubs brasileiros para veículos eletrificados, fortalecendo o posicionamento estratégico do estado no mercado internacional.

Itajaí consolida posição em cargas de alto valor

O destaque não vem sozinho: na semana passada, o terminal já havia recebido quase 700 veículos da BMW, reforçando a confiança do mercado automotivo global na infraestrutura, eficiência e capacidade operacional do Porto de Itajaí. A escolha do Porto catarinense como porta de entrada para essas cargas de alto valor agregado mostra que o Sul do Brasil avança cada vez mais no cenário logístico internacional.

Aguarde