O superintendente do Porto de Itajaí, João Paulo Tavares Bastos, esteve na manhã desta sexta-feira (9) em Brasília, onde participou de uma reunião na Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). O encontro teve como objetivo reunir subsídios para a estruturação da futura empresa pública que será criada pelo Governo Federal, com a proposta de assumir a função de nova autoridade portuária em Santa Catarina.
“O nosso desafio é conseguir apresentar esse Projeto de Lei ao parlamento nacional antes da constituição do orçamento de 2026, para que a gente já possa operar com autonomia. Estamos trabalhando para conseguir isso, que precisa acontecer antes de abril do ano que vem. Pois ano que vem temos um ano eleitoral. Se não, vai ficar só para 2027”, explicou o superintendente.
A discussão sobre a criação dessa nova estrutura, desde o encerramento do convênio entre a União e o Município de Itajaí, que até então era responsável pela gestão do porto, porém sem investimentos necessários para o crescimento do Porto de Itajaí.
A proposta busca dar segurança, autonomia e mais investimentos para a gestão do Porto de Itajaí.